Pensar em verão lembra férias, copos, muita comida, jantares fora, concertos, grupos de amigos e festejos sem fim. Na prática, isto é um resumo de todas as férias de verão que encontrámos a decorrer pelo País e grande parte são gratuitas.

No Algarve em Agosto? Saiba onde há espectáculos, festas e feiras grátis (ou quase à borla)
No Algarve em Agosto? Saiba onde há espectáculos, festas e feiras grátis (ou quase à borla)
Ver artigo

Só em Portimão é que o festival é pago, mas são apenas 7,50€ diários para ver vários concertos de artistas portugueses. Em Bragança, o tipo de festa é diferente, apenas troca os artistas por soldados e bobos da corte e vai dar um grande mergulho na Idade Média.

Na Batalha há muita gastronomia, animação e concertos gratuitos para dançar e cantar bem alto com o grupo de amigos. Já em Ílhavo celebra-se o bacalhau. Estranho? Sim, mas descubra o programa tão completo com tanta música e atividades pensadas para todos.

Portimão

Em Portimão, as festas de verão vivem-se com muita intensidade e há sempre oferta para todos os gostos. De 12 a 14 de agosto a Zona Ribeirinha vai ser o recinto do Festival Mar Me Quer. O evento não é gratuito, mas para os artistas em cartaz os 7,50€ diários vão compensar. Os bilhetes já estão à venda.

Esta sexta-feira, 12 de agosto, a festa começa com um sunset às 19h com os DJs Sék Mintendes. Depois do jantar, às 21h, há concerto de Bispo e a noite termina com Diogo Piçarra, acompanhado de Edmundo Inácio.

Na noite de sábado, 13 de julho, às 19h há atuação de DJ Nuno Luz no Sunset. Às 21h sobe a palco Chico da Tina acompanhado com a sua concertina e castanholas, o artista já lançou três álbuns de trap. A noite termina com um concerto de Richie Campbell, às 22h30, que mistura o R&B, reggae, dancehall e afrobeats.

O Festival Mar Me Quer termina no domingo, 14 de agosto. O último sunset é com o DJ Wilson Honrado, às 21h há concerto de Bué Tolo e às 22h30 é a vez de Paula Fernandes subir a palco.

Bragança

Festas de verão não significam apenas concertos, música ao vivo, nem espetáculos de stand-up. Braga vai receber uma festa medieval, que é um ótimo momento para conhecer a cidade e ainda mergulhar na realidade do século XIV. Desta sexta-feira, 12 de agosto, até segunda-feira, 15, há atividades por toda a cidade e o tema é a invasão e o cerca de Bragança pelos castelhanos e a retoma da sua posse com o Trato de Alcoutim, em 1371.

A entrada é livre, há música, teatro, danças do povo, histórias para crianças, marionetas, arte circenses, esgrima medieval, oficinas e cortejos por toda a cidade. No Posto de Controlo encontra os soldados, na Rua do Restolho há um mercado e ainda histórias de amor.

Na Rua dos Larápios há surpresas para todos os visitantes, na Praça encontra os produtos dos artesãos. Para passar um tempo mais calmo e comer vá até à Praça do Sustento e ainda há mercadores da região no Largo da Feira. No Beco do Culto pode descobrir o que esperar do futuro com mágicos e muitos vendedores. Ainda há um torneio medieval às 19h todos os dias da Feira da História e no dia 15, às 22h, no Castelo de Bragança.

Apenas precisa de se inscrever nas atividades até meia hora antes dos eventos. A Feira da História decorre dia 12 das 18h às 00h e de 13 a 15 de agosto as portas abrem às 12h.

Batalha

Gastronomia tradicional, animação, atividades desportivas e muitos concertos nas Festas da Batalha de 12 a 15 de agosto no parque de eventos Santa Maria da Vitória.

Esta sexta-feira, 12 de agosto, a festa começa com animação musical com Mãe Lua às 21h30. Depois, às 22h30 sobe a palco Anselmo Ralph. A noite ainda vai a meio, porque à 0h abre a tenda eletrónica com DJs Usados com Garantia.

O sábado começa com atividades desportivas das 9h30 e termina às 16h30 com o torneio de futebol.  Para começar a noite há animação musical com EN1, às 21h30. E a seguir sobe a palco Fernando Pereira. Para terminar, volta a haver animação na tenda eletrónica com DJ Pedro Carrilho e Mr Vlalen.

O fim de semana já está a terminar, mas domingo entre sessões solenes, torneios desportivos há concertos d’Os Quatro e Meia às 22h30. Para encerrar a tenda eletrónica, há atuação DJ 2 Glazen.

Segunda-feira, 15 de agosto, ainda é dia de festa porque é feriado nacional. Depois de atividades solidárias, sobe a palco Miguel Araújo.

Gafanha da Nazaré, Ílhavo

Durante cinco dias, a Gafanha da Nazaré celebra o Festival do Bacalhau. Mas, na verdade o foco não está só no peixe, há muitos concertos gratuitos, degustações, provas, concursos, atividades desportivas, artesanatos, oficinas e ainda há espaço para showcookings.

A festa já começou esta quarta-feira, mas ainda há mesmo muito para desfrutar, provar e dançar. Para sexta-feira, 12 de agosto, há showcookings para crianças e adultos, animação na rua e há noite há concerto de UHF no Palco Estibordo. Tem de conhecer a icónica banda UHF, até na série “Pôr do Sol” da RTP há referências. Sim, também estamos colados à segunda temporada.

No sábado a festa continua com muitos momentos ligados à gastronomia e ainda um sunset no Palco Bombordo. À noite chega a vez d’Os Quatro e Meia subirem a palco. No domingo, 14 de agosto, há concursos, sorteios, mais showcookings e ainda um concerto de Dulce Pontes, às 22h.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.