Achava que esta quarentena ia ser aborrecida? Pois bem, o facto é que já não temos mãos a medir para tantos acontecimentos. Ora são os treinos em direto dos ginásios de manhã, ora uma tarde inteira de filmes que temos para pôr em dia, ora os diretos de influenciadores à noite que se atropelam com concertos de música.

Se não sabe de metade daquilo que lhe estamos a falar, veja ponto por ponto o que anda a acontecer pela internet. Arriscamos a dizer que não há dia em que fique aborrecido, porque coisas para fazer não vão faltar.

Exercício Físico

Ao início pensámos que a quarentena seria sinónimo de ficar de sofá. Mas enganámos-nos. Nunca estivemos tão motivados para mexer e a verdade é que opções para variar todos os dias não faltam.

Desde os treinos do personal trainer Paulo Teixeira que todos os dias, ao lado da namorada Helena Coelho, têm hora marcada (19h30) para colocar os utilizadores do Instagram a mexer, passando pelas cadeias de ginásios que fizeram um mapa de aulas transmitidas em direto nas respetivas páginas de Facebook, até aos Treinos Correr Lisboa em que mesmo que os adeptos de corridas não se possam juntar nas ruas de Lisboa, podem exercitar-se na sala com os exercícios que vão disponibilizar.

COVID-19. 12 ginásios e personal trainers que estão a dar treinos virtuais grátis para fazer em casa
COVID-19. 12 ginásios e personal trainers que estão a dar treinos virtuais grátis para fazer em casa
Ver artigo

Há um mar de opções para colocar o corpo a mexer para que daqui a três meses não sinta as articulações a fraquejar, mas também para parar quando for preciso. Ora veja as opções seguintes.

Espetáculos

Prepare-se. na internet está montada uma espécie de Disneyland para adultos fãs de arte.

Festival de Artes Performativas Periferias

Transportaram o palco para o ecrã do computador quando a quarentena se instalou no País. O Festival de Artes Performativas Periferias, em Sintra, anunciou que a peça de teatro “Chiquinho" e a atuação do grupo de dança UNO-Sonic seriam transmitidos online. Este último, com David Martins e Ilesa Martins, já está até disponível em live streaming no Facebook.

Museu Coleçcão Berardo

O Museu encerrou as portas até 13 de abril, mas as visitas continuam. A primeira inauguração virtual online de uma exposição no Museu Coleção Berardo — Julian Opie, Obras Inéditas/ New Works — aconteceu a 18 de março e ainda pode ser vista no Facebook.

Contudo, novas atividades já estão em vista: "O nosso Serviço Educativo está a preparar uma série de conteúdos com atividades para crianças e não só, que disponibilizaremos no nosso site, Facebook, Instagram e Twitter. Fique atento, siga-nos nas redes!", anuncia o Museu no Facebook.

Museus internacionais

Mesmo em Portugal, dentro de quatro paredes e encaixado no sofá, pode ver as exposições de 500 museus espalhados pelo mundo. Esta é uma iniciativa da plataforma da Google com opções que vão desde o Musée d’Orsay, em Paris, ao The Kunsthistorisches, na Áustria. Há ainda uma exposição interactiva de Frida Kahlo no Museu Dolores Olmedo, no México.

Todas as entradas virtuais são gratuitas, por isso só há vantagens: entrada gratuita, não tem de pagar avião e ainda está no conforto de casa. Veja aqui todos os museus disponíveis.

Música

Quer para os mais novos ou para adultos, há sugestões para todos e a todas as horas. Se já não tem mãos a medir a tantos eventos, é melhor começar a apontar na agenda.

Concertos para Bebés 

Os concertos para bebés não são novidade para a companhia Musicalmente — que os organiza há mais de 20 anos — o que é novidade é o facto de serem transmitidos online e até a forma como vão acontecer. "Serão os pais a tocar alguns instrumentos, nós vamos ser indutores de uma relação musical que acontece nas casas de cada família”, disse Paulo Lameiro, fundador e director artístico da companhia Musicalmente, ao jornal "Público".

Tudo começa com uma inscrição no espetáculo "Bebé em transe" e após o registo os pais vão receber informações sobre o contexto que devem criar em casa — é o caso das luzes e materiais que vão servir de instrumento.

#FestivalEuFicoEmCasa

São 78 concertos, 6 dias, 40 horas de música. É em números que se traduz o enorme cartaz do #FestivalEuFicoEmCasa, mas é em acordes que tudo acontece. Os concertos começaram a 17 de março, mas ainda vai a tempo porque prolongam-se até este domingo, 22 de março.

Do cartaz fazem parte nomes como Capicua, que atua esta sexta-feira, 20 de março, às 22 horas, Luís Severo, Ana Bacalhau e Tiago Bettencourt.

#FestivalEuFicoEmCasa. Artistas portugueses juntam-se e vão dar 78 concertos no Instagram
#FestivalEuFicoEmCasa. Artistas portugueses juntam-se e vão dar 78 concertos no Instagram
Ver artigo

Teatro

Sim, além de música, também pode assistir a peças de teatro a partir de casa.

 Teatro Aberto

Agenda de sugestões do Teatro Aberto já está preenchida pelo menos até 29 de abril. As peças são de arquivo, mas boas para relembrar ou mesmo ver pela primeira vez, que vão ser exibidas todas as noites às 21 horas.

"Daremos a possibilidade aos nossos espectadores em quarentena ou isolamento social de ver ou relembrar alguns espectáculos", diz o comunicado no site, que incentiva a passar estes tempos difíceis com o teatro, "uma arte em que a humanidade se enfrenta a si própria".

Revelamos a agenda:

  • "A Mentira" — 19 a 25 de março;
  • "A Verdade" — 26 de março a 1 de abril;
  • "Vermelho" — 2 a 8 de abril;
  • "Noite Viva" — 9 a 15 de abril;
  • "O Preço" — 16 a 22 de abril;
  • "Amor e informação" — 23 a 29 de abril.

Teatro do Noroeste Em Sua Casa

O Teatro do Noroeste, em Viana do Castelo, também decidiu apresentar peças ao vivo e levar a iniciativa até abril. A primeira foi o "O Gato Das Botas", mas segue-se já esta sexta-feira a peça "Antes de Começar". Todos os dias há um novo espetáculo que vai ser transmitido no Facebook e Youtube da companhia de teatro e fica disponível durante 24 horas.

Até 9 de abril, dia que encerra com a pela "Salgueiro Maia", tem um total de 24 exibições para preencher o serão.

D. Maria II em Casa

Um dos teatros mais emblemáticos em Lisboa, encerrado até 6 de abril, também se rendeu ao online e vai disponibilizar espectáculos para ver todas as sextas-feiras e sábados às 21 horas.

O primeiro espetáculo é já este sábado, 21 de março, e a estreia do D. Maria II em Casa será a peça "Montanha-Russa".

O D. Maria II também tem a decorrer o Movimento D. Maria II em Casa, que incentiva a família a fazer pequenas peças de teatro com os mais novos, recriando cenas famosas de teatro, cinema ou televisão, histórias inventadas ou até leituras de textos com os mais novos, partilhando o resultado no Instagram ou Facebook com as hashtag #dmariaiiemcasa, #teatroemcasa e #ficoemcasa.

Os melhores são partilhados nas redes sociais do D. Maria II e no fim do movimento até há prémios para os vídeos mais originais.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.