A quarentena não serve de desculpa para não treinar. Entre o trabalho e as tarefas domésticas, sobra tempo para o exercício físico — sobretudo quando se sabe que são treinos intensos e eficazes que duram 15 minutos ou meia hora. E reclamar da falta de personal trainer (PT) também já não é desculpa: há pelos menos dez ginásios e PT a disponibilizarem treinos gratuitos através das redes sociais em vários moldes — em direto e com horas marcadas, com planos que podem ser descarregados, com simples desafios diários que põem o corpo a mexer.

Vá, está na hora de criar uma nova rotina de treino e não ceder à inércia do sofá.

PT Paulo Teixeira e Helena Coelho

Começamos pelo maior sucesso do fit no Instagram em tempos de quarentena. O personal trainer Paulo Teixeira e a namorada, a influenciadora Helena Coelho, juntam-se todos os dias, às 19h30, para um treino conjunto, intenso, de 16 minutos. Estes treinos têm tido uma enorme adesão, com vários influenciadores e figuras públicas, como Ana Garcia Martins, Sofia Arruda, Maggy Santos ou Sofia Novais de Paula a juntarem-se à dupla e a comentarem nas suas páginas.

Holmes Place

A cadeia de health clubs Holmes Place lançou esta quarta-feira, 18 de março, aulas diárias, que são transmitidas em direto na página de Facebook, nos três horários estabelecidos: às 9 horas, às 13h30 e às 18 horas. Para esta semana, e até domingo, há nove modalidades que sócios e não sócios da cadeia podem experimentar. Os vídeos com as aulas, que duram entre 20 a 30 minutos, ficarão também disponíveis no canal de Youtube.

hp

A calendarização da semana será disponibilizada semanalmente nas redes sociais do Holmes Place. A isto somam-se ainda planos de treino que vão sendo disponibilizados no Facebook, gravados pelos PT desta marca, a partir de casa, bem como artigos e receitas para manter uma dieta saudável.

Circle

circle

O ginásio Circle também disponibiliza planos de treino para fazer em casa no Facebook, sendo que os movimentos podem ser assistidos a partir do IGTV no Instagram. O primeiro circuito disponibilizado é de 30 minutos, com seis exercícios (burpee, mountain climber, lunge), que devem ser feitos entre três a cinco rondas, conforme a preparação física de quem pratica.

COVID-19. Personal Trainer lança treinos individuais para fazer em casa por videoconferência
COVID-19. Personal Trainer lança treinos individuais para fazer em casa por videoconferência
Ver artigo

Treino em Casa

A empresa Treino em Casa também está a disponibilizar treinos gratuitos, com planos que ora podem ser descarregados para o computador, ora podem ser realizados em tempo real com o personal trainer, em direto.

Este modelo é o gratuito. Se quiser ter um treino absolutamente personalizado, basta entrar no site, entrar em em contacto com a equipa do Treino em Casa, através dos contactos disponíveis nas redes sociais ou site oficial, escolher o PT disponível para o treino, fazer a inscrição e aguardar um contacto. Depois, é abrir o link enviado para chegar à chamada em tempo real. Se houver complicações, recorre-se a uma chamada por WhatsApp. Estes treinos pagos duram 50 minutos e, para sessões individuais, têm o valor de 34€.

Fitness Hut

A cadeia low-cost Fitness Hut também está a disponibilizar treinos na sua página de Instagram, em que é possível seguir o esquema montado pelos PT que surgem nos vídeos. Se for ao link da bio, terá ainda acesso a várias modalidades da marca Les Mills, com treinos que duram entre 30 minutos a 60 minutos — desde Body Pump, a Body Combat ou Body Balance — e que pode fazer em casa.

PT Sérgio Queirós

O personal trainer do Fitness Park Sérgio Queirós realiza todos os dias treinos em direto através do Instagram, às 18h30, a partir da sua sala de estar. Posteriormente, publica-os no feed e IGTV para que quem não teve oportunidade possa realizá-los.

Clube VII

O ginásio Clube VII está a disponibilizar aulas virtuais online, mas apenas para sócios. No entanto, acedendo à página de Facebook, é também possível fazer os desafios diários que vão sendo colocados pelos diferentes PT, cujo objetivo passa por continuar a treinar e não ceder ao sedentarismo.

1 Fight

1fight

Esta quarta-feira, por exemplo, o ginásio de desportos de combate 1Fight vai fazer dois diretos, um às 18 horas e outro às 19 horas, com dois treinos que podem ser realizados por quem seguir a marca no Facebook. Além disso, estão também disponíveis planos de treino — desde Krav Maga a WODs de CrossFit — nesta rede social, que qualquer pessoa pode consultar.

Guia para construir um ginásio em casa usando cadeiras, detergentes ou o cesto da roupa (e funciona)
Guia para construir um ginásio em casa usando cadeiras, detergentes ou o cesto da roupa (e funciona)
Ver artigo

Solinca

Também o ginásio Solinca tem estado a apostar em incentivos de exercício físico através do Instagram, rede social onde, diariamente, colocam um desafio que os seguidores devem realizar — desde rondas de agachamentos, lunges a fundos no sofá ou na cadeira. É seguir e alinhar.

Treinos Correr Lisboa

Em casa não é possível correr como na rua, e ciente disso, o maior grupo de corrida de Lisboa vai lançar, a partir desta quarta-feira, 18, desafios diários no site, com exercícios que qualquer pessoa pode fazer em casa. Ficam num separador especial: chama-se "Eu Não Fico Parado" , a partir de onde se faz o registo. Este registo serve para quê? Para se sentir ainda mais motivado: é que sempre que completa o desafio, recebe um troféu virtual. Quantos mais fizer, mais se acumulam.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.