Não é surpresa para ninguém quando alguns livros são adaptados para o cinema e, mais recentemente, para o streaming. O entusiasmo (ou não, há sempre alguém que prefere que essas adaptações não aconteçam) de alguns fãs da literatura sobe e o livro acaba também por ficar com ainda mais fama, e torna-se num debate entre aqueles que gostam da arte da escrita e aqueles que preferem a arte cinematográfica: afinal, qual história está melhor?
Um exemplo desse debate foi a mais recente novidade neste mundo, quando se soube na passada terça-feira, 8 de setembro, que "A Criada", livro escrito por Freida McFadden, vai ser adaptado para cinema e vai contar com atrizes como Sydney Sweeney e Amanda Seyfried, e as redes sociais ficaram ao rubro. Com entusiastas a ficarem felizes com a notícia e outros a comentar que o filme poderá estragar o livro, este será sempre o tema principal das adaptações, e é como tudo - há quem goste e há quem não goste, mas a verdade é que este é mais um bestseller a chegar ao grande ecrã.
Com isso em mente, a MAGG foi à procura de alguns dos filmes mais recentes que foram um sucesso no cinema e no streaming e que foram adaptações de livros, quer tenham sido bestsellers ou não. O mais antigo da lista remota a 1907, quando Maurice Leblanc escreveu "Lupin", um ladrão francês do século XX que conseguia escapar sempre a tudo depois de roubar aquilo que queria - faz lembrar uma certa série da Netflix, certo?
Também "Dune", com Zendaya e Timothée Chalamet, foi uma adaptação de um romance de 1965, e nem os filmes de terror escapam a este fenómeno, com várias obras de Stephen King a serem adaptadas. E fica a pergunta: será que sabia que estes filmes e séries viveram a sua primeira vida num livro?