Sim, passa-se na Baltimore de David Simon (salvo seja), conta com crimes e corridas policiais como "The Wire" e até tem alguns atores em comum. No entanto, não é uma sequela assumida da série, transmitida entre 2002 e 2008 e já disponível na HBO Max.

"We Own This City" estreia-se já esta terça-feira, 26 de abril, na HBO Max e nasce de uma adaptação de Simon e de George Pelecanos do livro de Justin Fenton com o mesmo nome. O melhor ou pior, depende do ponto de vista, é que esta nova produção da plataforma de streaming é baseada em factos verídicos e em incidentes reais que tiveram Baltimore, desta vez a verdadeira cidade de Maryland, nos Estados Unidos, como palco. 

É ficção, sim, mas toda a história é alicerçada no trabalho jornalístico de Justin Fenton, jornalista do "Baltimore Sun", que investigou um grupo de oito polícias julgado em 2017 por diversos crimes. Do uso excessivo de violência e abuso de poder a assaltos, tráfico de droga e até desvio de dinheiro. Reconhece o leque de crimes? É provável. 

Em "The Wire", David Simon já nos havia levado numa viagem (bastante crítica) pela realidade do tráfico de droga, da política e da polícia de Baltimore — e "We Own This City" segue precisamente o mesmo rumo. Com o sotaque, os sons de fundo e até cenários semelhantes, mas com uma abordagem diferente e toda uma nova geração no plano de ação.

"Estou feliz com a forma como ‘The Wire’ encontrou o seu lugar, mas viemos para este projeto porque um livro foi escrito em Baltimore, o George descobriu-o, lemo-lo e dissemos que isto era a nova geração", referiu David Simon numa conferência de imprensa a que o jornal "Expresso" assistiu.

"Isto é a conclusão do que tentámos dizer em ‘The Wire’, que se dermos ênfase às coisas erradas, como as estatísticas, se pararmos de ligar ao conceito elementar de servir e proteger, então este tipo de polícia aparecerá também noutras cidades", acrescentou, sugerindo que embora não se trate de uma sequela oficial, o universo de "The Wire" e "We Own This City" é precisamente o mesmo, mas em momentos distintos.

Esta nova minissérie tem apenas seis episódios e, de acordo com a plataforma de streaming, "narra a ascensão e queda da task force de Rastreamento de Armas do Departamento Policial de Baltimore", na qual, segundo se lê, "as políticas de proibição de drogas e prisão em massa foram defendidas em detrimento do verdadeiro trabalho policial".

Em "We Own This City", Jamie Hector (que também integrava o elenco de "The Wire", enquanto Marlo Stanfield) é Sean M. Suiter, um detetive que se vê obrigado a enfrentar questões rebuscadas e, no mínimo, desconfortáveis sobre o seu passado à medida que a ação avança. Já Delaney Williams vai agora assumir o papel de Kevin Davis, depois de ter dado vida a Jay Landsman na série que foi para o ar entre 2002 e 2008.

Do elenco principal fazem ainda parte nomes como com Jon Bernthal, Wunmi Mosaku, McKinley Belcher ou Darrell Britt-Gibson. Esta nova minissérie da HBO Max foi escrita por George Pelecanos, David Simon, Ed Burns, Zorzi e, ainda, D. Watkins e realizada por Reinaldo Marcus Green.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.