Nada sabe melhor do que poupar uns trocos na carteira, não é verdade? Umas vezes por termos um objetivo de poupança, outras porque o objetivo já desvaneceu e só queremos aguentar com o dinheiro que resta na conta até ao final do mês, tudo isto paralelamente à nossa vontade de aproveitar o bom tempo fora de casa.

Pois, bem. E se lhe dissermos que há formas de passear sem (quase) gastar um cêntimo? Os únicos gastos são em combustível ou transportes, embora com jeitinho ainda consegue ir a pé de casa para algumas das atividades que se seguem. Se vive em Vila Nova de Gaia, talvez consiga ir até ao GaiaShopping a pé para ver a nova exposição dedicada ao "SpongeBob".

Pride. SpongeBob SquarePants é gay e quem o diz é o canal Nickelodeon
Pride. SpongeBob SquarePants é gay e quem o diz é o canal Nickelodeon
Ver artigo

Já quem pretende ir até ao Festival Internacional de Balões de Ar Quente, em Oeiras, só tem de pegar no carro ou seguir a linha do comboio para uma noite brilhante.

Arrume a carteira e o telemóvel para desfrutar ainda mais de cada momento gratuito.

1. Exposição de SpongeBob Squarepants

Exposição de SpongeBob Squarepants
Exposição de SpongeBob Squarepants créditos: divulgação

O SpongeBob saiu do ananás em que habita no fundo mar para respirar algum ar puro na praça central do GaiaShopping, em Vila Nova de Gaia. É lá que está montada a exposição dedicada ao desenho animado da infância de várias gerações, que celebra já 22 anos de existência.

A exposição, que resulta de uma parceria entre o Nickelodeon e a EPOPCULTURE, consiste na materialização da série "SpongeBob" em figuras de grandes obras de arte mundiais, como é o caso de "A persistência de memória” (de Dali), “A criação de Adão” (de Miguel Ângelo) e o “Homem Vitruviano” e “Mona Lisa” (de Leonardo da Vinci). No total são 18 quadros exclusivos, aos quais se juntam jogos interativos, como o “qual é o teu mood?”, em que os visitantes são convidados a descobrir com que personalidade do "SpongeBob" fazem "match".

A exposição de SpongeBob Squarepants está disponível gratuitamente até 5 de outubro.

2. “A Tua Arte” no Alameda Shop & Spot

Third no Alameda Shop & Spot
Third no Alameda Shop & Spot créditos: divulgação

Ao longo dos anos os centros comerciais têm ganhado outra vida, como aconteceu no LoureShopping, que teve no início do ano um espaço instagramável para tirar fotos com os animais de estimação, ou o Centro Vasco da Gama que lançou sunsets. Agora é o Alameda Shop & Spot, no Porto, que lança uma iniciativa, neste caso ligada à arte.

O centro comercial pegou no projeto “A Tua Arte”, criado em 2020, e este ano decidiu espalhar obras de arte urbana de artistas portugueses pelos vários pisos. Third levou dimensionais realistas através do grafitti, Contra produziu uma escultura de resíduos recolhidos no Alameda Shop & Spot e The Caver deixou a sua marca colorida no parede do parque de estacionamento.

Ao distrair-se com as obras de arte urbana até vai esquecer-se do que tinha de comprar. É uma dupla forma de poupar dinheiro: esquecer as lojas e ver arte de forma gratuita.

3. Night Glow no Festival Internacional de Balões de Ar Quente

Night Glow no Festival Internacional de Balões de Ar Quente
Night Glow no Festival Internacional de Balões de Ar Quente créditos: divulgação

Oeiras vai receber, pela primeira vez, o Festival Internacional de Balões de Ar Quente. Ainda falta algum tempo, mas é melhor pôr já na agenda de modo a que no dia, a 24 de setembro, esteja no local para garantir que faz tudo aquilo a que tem direito, de forma gratuita.

É que pode finalmente concretizar o sonho de saber qual é a sensação de andar de balão de ar quente neste festival em Oeiras. Os batismos de voo cativo são gratuitos (basta esperar na fila para fazer o voo por ordem de chegada) e permitem ter uma vista panorâmica sobre a Quinta de Cima do Palácio do Marquês de Pombal e os seus jardins, onde se realiza o evento.

À noite decorre o Night Glow, um espetáculo noturno de luz, cor e som, que torna-se ainda mais mágico graças ao acender das chamas dos queimadores dos balões de ar quente quando estes se preparam para voar ao da música.

4. Auchan Live

Auchan Live
Auchan Live créditos: divulgação

Vai um showcooking? Aprender nunca ocupa lugar e por mais que tenhamos mil e um livros de receitas em casa (por testar), nada como ver um chef a fazer os pratos portugueses para perceber que técnicas são essenciais para chegar ao sabor pretendido.

A cadeia Auchan lançou há vários meses o Auchan Live, um espaço presente em algumas das superfícies do supermercado, no qual os clientes podem participar em eventos, essencialmente gastronómicos. Conforme os meses, os temas passam pela sustentabilidade, vinhos e alimentação saudável, e para agosto há dois showcookings dedicados à gastronomia portuguesa.

Carne à base de fruta? O futuro do mundo vegetal está na Auchan e dá uma bela bolonhesa
Carne à base de fruta? O futuro do mundo vegetal está na Auchan e dá uma bela bolonhesa
Ver artigo

Um deles acontece em Aveiro e foca-se nos pratos e petiscos tradicionais da cidade, preparados pelo chef José Serrano. Acontece a 18 de agosto, entre as 18h30 e as 19h30 e, apesar de gratuito, deve inscrever-se aqui. O outro é o showcooking sabores locais, em Alfragide, no qual o mesmo chef vai mostrar os sabores de Lisboa, como peixinhos da hora e pastéis de bacalhau. Este tem lugar a 25 de agosto, das 18h30 às 19h30 (inscrições online).

E quem não é de Aveiro pode ir ao showcooking que acontece à mesma hora e no mesmo dia, a 18 de agosto, desta vez dedicado aos cogumelos do Agro-cacholas, sobre os quais vai aprender tudo, desde a origem aos benefícios, e, óbvio, ver como ficam bem num creme de cogumelos ou numa paella vegetariana, preparados pelo chef Marco Aurélio, do restaurante DesTapas. Inscrições aqui.

5. Colina das Artes

Colina das Artes
Colina das Artes créditos: instagram

Está com pena de não apanhar nenhum destes eventos grátis por estar fora em agosto? Temos boas notícias. Em setembro, chega a Lisboa um novo evento que mistura música, literatura, fado, cinema e atividades de ar livre, o Colina das Artes, que irá realizar-se na Freguesia de São Vicente, em Lisboa.

De 9 a 11 de setembro, as colinas de Lisboa vão ficar ainda mais encantadoras com os espetáculos previstos, que incluem nomes sonantes: Carlão, Cassete Pirata e Lil Beyes, artistas que atuam às 20 horas no Largo da Graça. 

A noite em que a miúda de Oliveira de Azeméis viu Da Weasel pela primeira vez
A noite em que a miúda de Oliveira de Azeméis viu Da Weasel pela primeira vez
Ver artigo

Depois da meia noite, nos três dias do mini festival serão exibidos filmes na igreja da Graça, momento que é para os mais resistentes ao sono e para quem não quer participar nas atividades de domingo.

É que a 11 de setembro a programação é dedicada à família, com várias atividades ao ar livre a decorrer no jardim da Cerca da Graça.