Future Taste. É este o nome da secção da Auchan dedicada a explorar os "sabores do futuro", como os insetos da empresa portuguesa Portugal Bugs, lançados no espaço da Auchan de Alfragide em outubro de 2021. Meses depois há novidades no mundo vegetal: acabam de chegar as tiras de bacon vegetal e a carne à base de fruta — os destaques de abril.

Afinal, como é que se faz carne à base de fruta? Com isso mesmo, uma fruta, chamada jaca, cuja textura é semelhante a carne desfiada, daí que seja chamada de "carne".

O Continente já vende insetos comestíveis. Conheça os snacks de larvas ou as barras proteicas de farinha de inseto
O Continente já vende insetos comestíveis. Conheça os snacks de larvas ou as barras proteicas de farinha de inseto
Ver artigo

Talvez já tenha ouvido falar da jaca, uma vez que foi tema no "Programa Cautelar" do último sábado, 16 de abril, na RTP1, em que a apresentadora Filomena Cautela falou sobre açúcares e nutrição e em específico sobre este alimento usado na alimentação vegetariana que, além de nutrir, serve também de relaxante em vídeos como este.

Além de ter um menor impacto ambiental e animal, outro dos benefícios da jaca é a baixa percentagem em gordura e o facto de ser rica em vitaminas e minerais, segundo a Auchan. Dadas as características, a jaca pode ser usada para confecionar receitas como bolonhesa — cozinhada da mesma forma que a original, mas com o fruto em vez da carne animal —, assim como hambúrgueres e tacos, cuja receita pode ver de seguida.

Já o bacon vegetal (3,99€) pode ser colocado no topo de uma carbonara ou de uma tosta com abacate e ovo escalfado. O aspeto está lá, no entanto o sabor pode ser diferente (e não mau) relativamente ao original, uma vez que as tiras de bacon vegetal são feitas à base de soja de agricultura sustentável, tendo por isso um elevado teor em proteína, ferro e B12. Para consumir, basta levar a fritar numa frigideira em lume médio durante cerca de seis minutos ou ao forno pré-aquecido a 225ºC durante cinco minutos.

Fora as novidades do mês de abril, a Auchan tem também na gama dos sabores do futuro massas espirais com proteína de inseto, algas de alface do mar e chocolate com larvas de tenébrio desidratadas. A marca tem ainda outros produtos inovadores no mundo da alimentação vegetariana, como é o caso do Vuna, uma espécie de atum feito à base de proteínas de ervilha (5,49€).

Pode encontrar todos os produtos na loja online e nas lojas físicas.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.