Já são conhecidos os nomeados para a 81.º edição dos Globos de Ouro, e as surpresas não foram muitas. Anunciados esta segunda-feira, 11 de dezembro, aquelas que foram consideradas as melhores produções da indústria da televisão e do cinema ao longo deste ano vão a votação para serem conhecidos os vencedores daqui a pouco menos de um mês, no dia 7 de janeiro.
Como seria de esperar, os filmes "Barbie" e "Oppenheimer" foram os mais nomeados, com nove e oito nomeações, respetivamente. Os dois filmes, que eram os mais esperados do ano e acabaram por sair no mesmo dia, criando o conceito "Barbenheimer", estão nomeados para Melhor Blockbuster, um prémio novo para o qual só são elegíveis filmes que arrecadaram pelo menos 150 milhões de dólares de bilheteira na América do Norte, e para Melhor Argumento. De seguida, com cinco nomeações no total, está o filme "Killers of the Flower Moon" ("Assassinos da Lua de Flores" em português), que tem Leonardo DiCaprio como personagem principal.
"Sucession", série norte-americana lançada em 2018, foi a que obteve mais indicações, arrecadando também nove nomeações, as mesmas que "Barbie". A série vai a jogo com "The Crown" e "The Last of Us" na categoria de Melhor Série Dramática, tendo também nomeações para Melhor Ator e Atriz em Série Dramática e Melhor Ator Secundário e Atriz Secundária em Série. Seguida a esta estão as séries "The Bear" e "Only Murders in the Building", cada uma com cinco indicações.
E, apesar de estarem nomeadas para um dos maiores prémios dos EUA no que toca à Sétima Arte, muitos destes candidatos a melhores produções da indústria da televisão e do cinema estão disponíveis num lugar (na verdade, na internet) onde toda a gente passa mais horas do que o suposto: nas plataformas de streaming.
Apesar de ser mais fácil encontrar todo o tipo de séries na internet, os filmes, hoje em dia, também não escapam, e as plataformas fazem questão de ter todo o conteúdo disponível para os consumidores. Esta é a melhor ocasião para conhecer os candidatos aos Globos de Ouro, no conforto do sofá e da manta quentinha.
Netflix
- "The Crown" (Melhor Série Dramática, Melhor Ator e Atriz em Série Dramática e e Melhor Atriz Secundária em Série)
- "The Diplomat" (Melhor Série Dramática e Melhor Atriz em Série Dramática)
- "Toda a Luz que Não Podemos Ver" (Melhor Minissérie)
- "Beef" (Melhor Minissérie e Melhor Ator e Atriz em Minissérie)
- "Maestro" (Melhor Filme Dramático, Melhor Ator e Atriz em Filme Dramático e Melhor Realização)
- "A Sociedade da Neve" (Melhor Filme Estrangeiro)
Disney +
- "Abbott Elementary" (Melhor Série de Comédia, Melhor Atriz de Comédia)
- "Only Murders in the Building" (Melhor Série de Comédia, Melhor Ator e Atriz em Série de Comédia e Melhor Atriz Secundária em Série)
- "The Bear" (Melhor Série de Comédia, Melhor Ator e Atriz em Série de Comédia e Melhor Ator Secundário e Atriz Secundária em Série)
- "Guardians of the Galaxy Vol. 3" (Melhor Blockbuster)
HBO Max
- "Barry" (Melhor Série de Comédia e Melhor Ator em Série de Comédia)
- "Succession" (nove nomeações no total)
- "The Last of Us" (Melhor Série Dramática e Melhor Ator e Atriz em Série Dramática)
- "Barbie" (nove nomeações no total, disponível dia 15 de dezembro)
Prime Video
- "Daisy Jones & the Six" (Melhor Minissérie e Melhor Ator e Atriz em Minissérie)
- "Air" (Melhor Filme de Comédia e Melhor Ator em Filme de Comédia)
Apple TV+
- "Ted Lasso" (Melhor Série de Comédia, Melhor Ator em Série de Comédia e Melhor Atriz Secundária em Série)
- "Jury Duty" (Melhor Série de Comédia e Melhor Ator Secundário em Série)
- "The Morning Show" (Melhor Série Dramática e Melhor Ator Secundário em Série)
- "Past Lives" (Melhor Filme Dramático, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Argumento, Melhor Atriz em Filme Dramático e Melhor Realização)
SkyShowTime
- "1923" (Melhor Série Dramática e Melhor Atriz em Série Dramática)