Antes de o mundo do futebol se render a Cristiano Ronaldo, outro português atingia patamares estratosféricos de popularidade no desporto-rei. A importância de Luís Figo no mercado futebolístico vai ser analisada no documentário "O Caso Figo: A Transferência Que Mudou o Futebol", que chega à Netflix a 25 de agosto.
Realizado por David Tryhorn e Ben Nicholas, o formato foca-se naquela que é, até aos dias de hoje, uma das transferências mais polémicas de sempre: em 2000, Luís Figo troca o FC Barcelona pelo clube rival, o Real Madrid. De "pesetero" a ser alvo de cabeças de leitão atiradas para o relvado, durante o primeiro clássico como jogador dos merengues, o português atualmente com 49 anos tornou-se o homem mais contestado do campeonato espanhol da altura.
"O Caso Figo: A Transferência Que Mudou o Futebol" revisita essa época com testemunhos dos principais protagonistas, 22 anos após a transferência: o próprio Luís Figo, José Veiga (agente do futebolista que fechou o acordo à época) e Florentino Pérez, então presidente do Real Madrid.
O formato é o primeiro documentário da Netflix que tem um português como protagonista. Entre as várias figuras ligadas ao mundo do futebol que dão o seu relato da época estão nomes como Paulo Futre, Roberto Carlos ou Jorge Valdano. O documentário vai também mostrar imagens inéditas da coleção pessoal de Figo durante o seu tempo em Barcelona e as suas férias na Sardenha no Verão de 2000.
Veja o trailer
"Ao centrar-se na transferência e não na carreira de Figo, o filme informa-nos sobre a verdade, a ganância, a moralidade e todo um desporto no processo - este é o nascimento do futebol como um grande negócio amoral sobre noções românticas de lealdade; para não mencionar a história da origem de Florentino Pérez. Tem sido um privilégio fazer este filme e, após o lançamento de 'Pelé' no ano passado, estamos entusiasmados por voltar a trabalhar com a Netflix noutra enorme história desportiva", afirmam David Tryhorn e Ben Nicholas, em comunicado enviado pela Netflix.