![Nesta exposição pode ver os Kennedy como nunca os viu](/assets/img/blank.png)
Lisboa recebe a primeira exposição que reúne fotografias inéditas e íntimas da família Kennedy. Ao todo são 160 imagens de John Fitzerald Kennedy, Jacqueline Kennedy e os filhos durante o mandato, selecionadas por Frédéric Lecomte-Dieu, um dos mais importantes biografistas dos Estados Unidos.
Cada imagem vai ser acompanhada de um texto explicativo em português, inglês e francês. Mas nada de aborrecido, serão textos originais, que contam histórias, muitas delas desconhecidas do grande público.
![O casal participa na America's Cup em 1962. John usa as suas famosas meias de ténis que Jackie tanto odeia O casal participa na America's Cup em 1962. John usa as suas famosas meias de ténis que Jackie tanto odeia](/assets/img/blank.png)
Há, por exemplo, uma fotografia que mostra John F. Kennedy deitado no chão de casa com o filho. Sabemos agora que foi tirada naquele que foi o último Natal em família e que Jacqueline Kennedy começou a preparar esse evento familiar ainda em novembro. Pediu inclusive à cozinheira que fizesse os doces preferidos de John: tapioca, farófias, suflé de baunilha e compota de maçã.
Além das fotografias, a exposição conta ainda com a apresentação da única cópia do vestido de casamento de Jackie, cuja criação exigiu mais de seis meses de trabalho e quatro quilómetros de linhas.
![John Kennedy com a filha Caroline ao colo, minutos antes de fazer o seu primeiro discurso enquanto presidente dos EUA John Kennedy com a filha Caroline ao colo, minutos antes de fazer o seu primeiro discurso enquanto presidente dos EUA](/assets/img/blank.png)
A cadeira de baloiço de John F. Kennedy também vem diretamente do museu JFK de Boston para estar exposta em Lisboa. O presidente usava esta cadeira para aliviar as dores de costas e, por isso, tinha doze exemplares, espalhados um pouco por todo o lado, inclusive na Sala Oval.
Vai ser ainda possível comprar um lenço Collector Jacqueline Kennedy, inspirado naquele que Jackie usou a 15 de setembro de 1962 quando assistiu ao America's Cup ao lado do marido (pode vê-lo na foto). A edição é limitada a 500 exemplares e a compra é feita apenas por encomenda e custa 175 euros.
![Esta foto foi tirada 50 minutos antes de o presidente Kennedy ser assassinado Esta foto foi tirada 50 minutos antes de o presidente Kennedy ser assassinado](/assets/img/blank.png)
A exposição, uma homenagem que pretende assinalar o 55º aniversário da morte do Presidente John F. Kennedy, poderá ser visitada no Hotel Le Consulat das 9h30 às 19h30, com o preço de 8€ por pessoa, 5€ para séniores e estudantes, e entrada gratuita para crianças e adolescentes até aos 16 anos, e pessoas com mobilidade reduzida. O autor da seleção das fotografias é o responsável pelas visitas guiadas à exposição, que acontecem nos sábados de junho e julho, das 15h às 17h.
A exposição inaugura a 21 de junho e mantém-se até dia 9 de setembro.