De férias, na praia, não tem porque se limitar a ouvir o som das ondas a rebentar. Nem a ler aquele livro aborrecido que prometeu a si mesmo que iria acabar neste verão, mesmo que tenha perdido a vontade na página dez (de 500 e tal). Ponha os fones nos ouvidos e atire-se a um podcast. Para que não tenha de perder muito tempo a vasculhar um catálogo cada vez mais denso, fazemos algumas sugestões.

Em Portugal, há alguns óbvios. O "Extremamente Desagradável" da humorista Joana Marques, por exemplo, é um deles. A cada episódio, e independentemente do tema do dia, o tom é sempre satírico, subversivo e a rasgar. Mas com amizade.

Joana Marques. "Ser humorista tornou-se numa profissão da moda"
Joana Marques. "Ser humorista tornou-se numa profissão da moda"
Ver artigo

Mas também sugerimos alguns internacionais, como "SmartLess", que junta Jason Bateman, Sean Hayes e Will Arnett à conversa com um convidado que, a cada episódio, apenas um deles sabe quem é. As discussões são o mais diversificadas possível para que não aborreçam. Mas há mais para ouvir.

Mostramos-lhe 8 podcasts para ouvir na praia enquanto aproveita estas férias merecidas.

"SmartLess"

"SmartLess" trata-se de um podcast de conversa que junta três figuras de Hollywood: Jason Bateman, Sean Hayes e Will Arnett. Quando a conversa começa, no entanto, apenas um deles sabe qual é o convidado daquele episódio e é ele quem tem a responsabilidade de o descrever nos momentos iniciais até alguém o conseguir identificar.

Se ninguém conseguir, não há problema. A conversa, sempre descontraída e sobre as coisas mais rotineiras da vida, decorrerá normalmente à mesma.

Pelo podcast já passaram nomes como Reese Witherspoon, Ryan Reynolds, Justin Theroux e Tina Fey. Ah, e deixamos um aviso: a canção de abertura vai ficar-lhe na cabeça durante dias. Semanas. Talvez meses.

Pode ouvir no site oficial, no Spotify ou em qualquer aplicação que use para ouvir podcasts.

"Separados de Fresco"

Foi com "Separados de Fresco" que Ana Garcia Martins se estreou nos podcasts.

Recém-divorciada, a influenciadora digital e humorista juntou-se ao humorista David Cristina, que também passou por uma separação, para, juntos, falarem sem filtro sobre o que implica seguir em frente depois de uma relação não ter dado certo.

Pelo meio, fala-se de filhos, finanças, encontros, amor e desamor no geral.

Pode ouvir no Spotify ou em qualquer aplicação de podcasts.

"ask.tm"

Desde 2017 que o humorista Pedro Teixeira da Mota se compromete a lançar, semanalmente, um episódio novo do seu podcast "ask.tm". A ideia mantém-se imutável: os seguidores fazem-lhe perguntas no Twitter e, todos os domingos, Teixeira da Mota responde às melhores em formato áudio.

O resultado é o que ouvimos no podcast, sempre em regime de improviso, em que nada é guionado.

Pode ouvir no Spotify ou em qualquer aplicação de podcasts.

"Extremamente Desagradável"

Sim, já sabemos: toda a gente conhece o "Extremamente Desagradável" e Joana Marques. No entanto, era inevitável constar nesta lista.

Para quem não conhece, um resumo simples: neste formato, a humorista analisa um tema à escolha, geralmente decorrente da sua intensa busca pelos meandros da internet e da vida, sempre no mesmo registo sarcástico, ácido e hilariante.

De caminho, aproveite e leia a entrevista que Joana Marques concedeu à MAGG em junho.

Pode ouvir o "Extremamente Desagradável" no Spotify ou em qualquer aplicação de podcasts.

"Conan O'Brien Needs a Friend"

Conan O'Brien já não precisa da televisão para nada. Quem o ouvir em "Conan O'Brien Needs a Friend", o seu podcast, perceberá perfeitamente porquê. Não há limites, filtros ou regras à exceção daquelas que o próprio define no seu espaço.

A cada episódio, Conan junta um conhecido ou amigo para falar da vida, dos dilemas do meio do entretenimento americano ou de política. Tudo com a mesma dose de humor a que já nos foi habituando ao longo dos anos.

Pode ouvir no Spotify ou em qualquer aplicação de podcasts.

"Dead Eyes"

A descrição pode arriscar tirar-lhe o interesse, mas não feche já este artigo. A ideia para este podcast nasce de um acontecimento muito particular na vida do ator Connor Ratliff que, em meados de 2000, tinha conseguido atingir o sonho de uma vida ao ser contratado para a série de culto da HBO "Band of Brothers".

Problema? Depois de contratado, foi chamado ao estúdio por Tom Hanks que quis ver o ator numa nova audição. Ratliff, que até então tinha o trabalho com certo, aceitou, a medo. Quando terminou, terá sido, alegadamente, despedido por Hanks. A explicação? O facto de ter "olhos de morto", ou seja, vazios, sem expressão.

Ao longo dos episódios, o ator tenta perceber exatamente o que aconteceu naquele dia, por que pessoas terá passado essa decisão e se Hanks o terá, de facto, despedido. Mas ainda que a descrição possa passar a ideia de que se trata apenas de uma produção sobre cinema, não podia estar mais longe da verdade.

Neste exercício de análise e introspeção, fala-se de sorte e azar, amor e desamor, e rejeição. Tudo coisas transversais a qualquer área ou fase da vida.

Pode ouvir no Spotify ou em qualquer aplicação de podcasts.

"Doce da Casa"

Com Alexandre Mesquita Guimarães e Ruben do Valle, "Doce da Casa" junta dois amigos à conversa sobre temas que vão do absolutamente irrelevante ao inesperadamente interessante.

O projeto é recente e, até agora, há apenas três episódios. Alguns dos temas abordados são o assalto de que um dos podcasters foi vítima ou os Jogos Olímpicos divididos em melhores momentos.

Pode ouvir o podcast aqui.

"Valium"

Criado por Sara Vicário, "Valium" apresenta-se como uma espécie de diário "de uma revoltada".

Com lançamentos de duas em duas semanas, os assuntos abordados vão do Tinder, às leis da atração, passando por erros nas relações ou coisas tão mundanas como cair aleatoriamente da bicicleta.

Qualquer que seja o tema abordado, a perspetiva promete ser sempre leve, divertida e original.

Pode ouvir no Spotify ou em qualquer aplicação de podcasts.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.