Este é daqueles testes que o vão fazer curvar-se sobre o teclado do computador para o aproximar do ecrã na procura pela solução de mais um desafio. Falamos do teste psicológico que está circular na internet e que lhe pretende mostrar que tipo de pessoa é consoante e que tipo de mente tem com base naquilo que for capaz de ver na imagem. Mas não precisa de começar a tremer, porque aqui não há respostas certas ou erradas.
O desafio é muito simples: além de durar menos de cinco minutos e para garantir que é feito da melhor forma possível, só precisa de focar o olhar em quanto ponto da fotografia. Feito isso, é importante que retenha a imagem que viu no instante em que os seus olhos começaram a decifrar as formas que compõem a imagem.
A última etapa deste desafio passa por saber, exatamente, o que significa o tipo de imagem que viu. E só há duas respostas possíveis. Está preparado? Vamos à contagem: 1, 2, 3... e pode espreitar a fotografia.
O que é que viu primeiro? Um macaco ou um gato? Nenhum dos dois? Então volte a tentar. Caso tenha visto uma das figuras, saiba que ambas têm significados muito diferentes.
Vi um felino. O que é que isto quer dizer?
Se a primeira coisa que viu foi a cabeça de um felino, isto significa que a sua mente é muito prática e isso permite-lhe ter uma capacidade de análise e compreensão muito rápida. Significa também que, muito provavelmente, é uma pessoa capaz de desempenhar qualquer tarefa que necessite de toda a sua atenção.
No entanto, porque há sempre um contraponto, pode também revelar que se trata de um indivíduo teimoso e que insiste em fazer as todas as tarefas à sua maneira.
Não se sente atraído pela inovação, pelo experimentar coisas novas, e tende a preferir aquilo que já conhece e que lhe é familiar — o que pode ser um obstáculo no momento em que é obrigado a sair da sua zona de conforto.
Vi um macaco. O que é que significa?
Se, pelo contrário, a primeira coisa que viu foi um macaco numa árvore, o teste revela que tem uma mente muito criativa, original e repleta de ideias. No entanto, muito provavelmente terá dificuldade em arranjar tempo para as concretizar e pôr em prática.
Da mesma forma, é provável que não tenha quaisquer problemas nas alturas em que se depara com uma situação difícil ou muito complexa e com várias ramificações.
Isto porque, na altura em que é confrontado com o problema, não só o resolve como retira dessa experiência uma lição para a vida.