De 1 a 12 de junho acontece "o maior santódromo da capital". É a estreia da iniciativa Santos no Tejo, que vai ter lugar na recém-renovada Doca da Marinha. Os bilhetes já estão à venda e o cartaz também já está definido — e conta com grandes nomes da música portuguesa.
A 9 de maio, a MAGG esteve a bordo de um catamarã para saber tudo sobre este projeto que nasce de uma parceria entre a SIC, a Rádio Comercial e a Doca da Marinha, que esteve vedada durante décadas e que se encontra agora aberta ao público, estendendo-se por 300 metros à margem do Tejo.
Os dez dias de festa decorrerão naquela que é também a casa do novo restaurante do chef Miguel Rocha Vieira, o Anfíbio. "A Doca da Marinha é um projeto que está numa fase que ninguém acreditava ser possível. Estamos há um ano a preparar este evento e estamos muito confiantes", afirmou o CEO da Doca da Marinha, Bernardo d’Orey Delgado.
O Santos no Tejo contará com atuações de Quim Barreiros (1 de junho), Ana Malhoa (dia 2), Santos in the Night (dia 3), Herman José (dia 4), Sérgio Rossi e Ruth Marlene (dia 7), Insert Coin (dia 8), Mónica Sintra e Rebeca (dia 9), José Malhoa (dia 10), Emanuel (dia 11) e Ágata (dia 12).
"Temos algumas surpresas que ainda não estão anunciadas no cartaz. Vamos cruzar esta portugalidade com alguns DJ sets", adianta o CEO. O espaço terá capacidade para oito mil pessoas por dia. Os bilhetes já estão à venda no site do projeto, nas lojas MEO, na Blueticket e nos locais habituais, por 5€ (inclui uma bebida). À porta custarão 10€.
"Este kick-off com os Santos no Tejo é muito emblemático para nós. Temos um grande compromisso com a cidade. Prometemos um evento único, com condições para receber as pessoas em segurança e com muita animação. É um recinto controlado, uma experiência de Santos mais arejada, à beira do rio, com uma curadoria de artistas muito diferente", adianta o CEO.
Santos no Tejo trazem "inovação, mas a essência mantém-se"
A MAGG falou com alguns dos artistas que estarão presentes nesta primeira edição do Santos no Tejo e todos eles se mostraram contentes por terem sido escolhidos para integrar o cartaz. Para Mónica Sintra, apaixonada pelas marchas e, além de cantora, frequentadora dos Santos, "isto é uma perspetiva diferente".
"É uma outra forma de dinamizarmos Lisboa. Acho que devemos ampliar a oferta para que pessoas de distintos gostos e idades possam usufruir de uma experiência diferente", crê. "Estou a preparar algo especial porque o sítio é especial e, por ser o primeiro, merece um bocadinho mais a minha atenção", revelou à MAGG, sobre o seu concerto, a 9 de junho.
Para Emanuel, "há inovação, mas a essência mantém-se". O cantor acha que "a música popular cria um estado emocional propício à época" e que "é mais eclética do que o que parece". "Os DJ’s tornaram-se populares, até porque eles passam música popular hoje em dia", nota. E é aí que entra a dupla Insert Coin, de Joel Rodrigues e João Paulo Sousa.
"Não somos DJ's, mas damos baile", avisam, desde logo. Ainda assim, são, em conjunto com os Santos in the Night (projeto da Rádio Comercial), "os mais fora do cartaz, que é muito homogéneo", para João Paulo Sousa, que "não estava mesmo nada à espera de que pudesse haver este espaço de reinvenção numa coisa tão tradicional".
João Paulo Sousa diz estar "muito curioso para ver o tipo de público que se junta ali". O seu espetáculo "é como se fosse um canal de televisão", com "vídeos, intervalos, anúncios pelo meio" e muita interação e bailarico. Para Sérgio Rossi, "vai ser uma iniciativa com uma produção muito grande". "Acho que Lisboa já merecia", admite, à MAGG.
Na perspetiva de Ágata, "é contagiante". A cantora atua a 12 de junho. "Vou fechar as festas, quando já estiver tudo farto de sardinhas e cerveja", brinca. "Vai ser realmente muito bom. Estou a contar que seja um dia inesquecível", comentou com a MAGG. A primeira edição dos Santos no Tejo acontece de 1 a 12 de junho.