No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril de 1974, a RTP, em parceria com a Amazon Prime Video, lança uma nova série, "Sempre". Produzida pela Coyote Vadio, escrita por David Neto, Luís Filipe Borges e Luís Lobão, com música do projeto Canhoto, conta com seis episódios no total.

O desejo coletivo de liberdade é o mote da série. Apesar de se tratar de uma obra de ficção, os acontecimentos históricos são respeitados e estão presentes. "Esta história de pessoas comuns assentava numa premissa básica. Todas elas queriam a sua própria liberdade, libertar-se de qualquer coisa e sonhar. Na altura, as pessoas sonhavam em conjunto. Um país", destacou Manuel Pureza, realizador da série, esta segunda-feira, 27 de maio, na antestreia.

RTP assinala 49º aniversário do 25 de abril com a estreia de "Salgueiro Maia - O Implicado"
RTP assinala 49º aniversário do 25 de abril com a estreia de "Salgueiro Maia - O Implicado"
Ver artigo

A série estreia a 7 de junho, às 22h30, na RTP1 e será exibida semanalmente às sextas-feiras e estará disponível na RTP Play. Também estará no catálogo da Amazon Prime Video.

Conta com seis episódios, sendo que a cronologia da história irá retratar a noite de 24 de abril, o dia da Revolução dos Cravos, 25, e a manhã do dia 26. O título de cada episódio é referente a canções e a um poema do 25 de Abril. O título do primeiro episódio, "Canção de Embalar", protagonizado por Rui Pedro Silva e Rita Loureiro, faz referência à canção de José Afonso, exatamente com o mesmo nome.

"Canção de Embalar", "Inquietação", "Lembra-me de um Sonho Lindo", "A Morte Saiu à Rua", "Trova do Vento que Passa" e "A Madrugada Que Eu Esperava" são os títulos dos seis episódios da nova série portuguesa, que aludem aos temas de José Afonso ("Canção de Embalar" e "A Morte Saiu à Rua"), José Mario Branco ("Inquietação"), Fausto Bordalo Dias ("Lembra-me de um Sonho Lindo"), Adriano Correia de Oliveira ("Trova do Vento que Passa") e o poema de Sophia Mello Breyner ("Esta é a Madrugada Que Eu Esperava").

"Esta série encaixa no conjunto de projetos que a RTP tem vindo a apoiar e a emitir nos seus vários canais. Insere-se [a série] no contexto global das comemorações do 25 de Abril. É um projeto que vai ao encontro de histórias concretas, a pessoas concretas. Não são casos reais, mas todos eles poderiam ter sido", refere José Fragoso, diretor de programas da RTP1 e RTP Internacional, no evento de apresentação do projeto.

No que diz respeito ao processo criativo e à construção da narrativa nesta nova série, Manuel Pureza realça as ideias conjuntas que se formaram e culminaram em vários fragmentos de histórias. "Nenhum de nós esteve no 25 de Abril, mas quando nos sentamos numa sala de ensaios e a atriz Luísa Ortigoso conta que, aos 13 anos, se afiliou a um partido político, tudo começou a fazer ainda muito mais sentido."

Veja o trailer da série

O elenco é composto por Gabriela Barros, Rita Loureiro, Rui Pedro Silva, Luísa Ortigoso, Joana Borja, João Arrais, David Esteves, Guilherme Félix, Cristovão Campos, Gonçalo Cabral, Nuno Colasco, Sílvio Vieira, Beatriz Brás, Carla Maciel, Diogo Martins, João Pedro Vaz, Nazaré Lobo, José Guedes, Rita Rocha Silva, João Vicente e Rodrigo Costa. "Sempre" conta, também, com a participação especial de Manuel Cavaco e Leonor Silveira.

Seis histórias de "resistência, de amor, alegria e de festa", como se lê no trailer, estão ligadas no fio condutor da narrativa e cruzam-se no decorrer dos episódios em momentos decisivos como personagens secundárias ou como figurantes. A série teve o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Lisboa Film Commisson.

Coyote Vadio é uma produtora de cinema e de televisão portuguesa de Manuel Pureza e de Andreia Esteves. "Pôr do Sol", "Pôr do Sol: O Mistério de Colar de São Cajó", "Até que a Vida nos Separe", "Pensar Alto" e "Linhas de Sangue" são algumas das produções realizadas.