"The Crown" e "Ted Lasso" foram os principais vencedores da 73.ª edição de entrega dos prémios Emmys, o evento que premeia o que melhor se fez na televisão ao longo do ano e que, este domingo, 19 de setembro, aconteceu presencialmente — ainda que com a lotação limitada devido ao surto da COVID-19 nos EUA. As duas produções destacaram-se, sem surpresa, ao levar para casa o prémio de Melhor Série Dramática e Melhor Série de Comédia, respetivamente.
Conduzida pelo humorista Cedric the Entertainer, a cerimónia decorreu na Califórnia, nos EUA, e viu Jason Sudeikis a vencer o Emmy de Melhor Ator em Série de Comédia pela sua prestação em "Ted Lasso" — que somava um total de 13 nomeações — enquanto treinador de uma equipa inglesa que não faz ideia do que está a fazer e que, além disso, é obrigado a lidar com a ansiedade generalizada de um casamento desfeito.
Na categoria de Melhor Minissérie, a competição foi renhida entre "Mare of Easttown", da HBO, e "Gambito de Dama", da Netflix, mas ao final da noite, foi o original da Netflix a ganhar um dos Emmys mais cobiçados da cerimónia
Uma das surpresas do evento aconteceu na categoria de Melhor Ator Secundário. Esperava-se que o prémio fosse para Michael K. Williams, a estrela de "The Wire"e "Boardwalk Empire", que morreu a 6 de setembro, por "Lovecraft Country", mas a estatueta acabou entregue a Tobias Menzies pela sua prestação em "The Crown" — evidenciando, assim, o domínio da produção da Netflix nos prémios.
Outra das surpresas também teve que ver com "The Crown", quando Olivia Colman, que deu vida à rainha Isabel, roubou o Emmy a Emma Corrin (que foi Diana, na série) na categoria de Melhor Atriz em Série Dramática.
Mostramos-lhe os vencedores nas categorias principais dos Emmys. A lista completa e detalhada está disponível na plataforma oficial do evento.
Melhor Série de Comédia
- "Ted Lasso"
Melhor Atriz em Série de Comédia
- Jean Smart ("Hacks")
Melhor Ator em Série de Comédia
- Jason Sudeikis ("Ted Lasso")
Melhor Atriz Secundária em Série de Comédia
- Hannah Waddingham ("Ted Lasso")
Melhor Ator Secundário em Série de Comédia
- Brett Goldstein ("Ted Lasso")
Melhor Série Dramática
- "The Crown"
Melhor Atriz em Série Dramática
- Olivia Colman ("The Crown")
Melhor Ator em Série Dramática
- Josh O'Connor ("The Crown")
Melhor Atriz Secundária em Série Dramática
- Gillian Anderson ("The Crown")
Melhor Ator Secundário em Série Dramática
- Tobias Menzies ("The Crown")
Melhor Minissérie
- "O Gambito de Dama"
Melhor Atriz em Minissérie
- Kate Winslet ("Mare of Easttown")
Melhor Ator em Minissérie
- Ewan McGregor ("Halston")
Melhor Atriz Secundária em Minissérie
- Julianne Nicholson ("Mare of Easttown")
Melhor Ator Secundário em Minissérie
- Evan Peters ("Mare of Easttown")
Melhor Argumento de Série Dramática
- "The Crown"
Melhor Argumento de Série de Comédia
- "Hacks"
Melhor Argumento de Minissérie
- "I May Destroy You"