
Se gosta de teatro e é fã de filmes de terror, há uma peça prestes a estrear no Convento da Encarnação, em Lisboa, pronto para o receber. “Trauma” promete ser uma viagem surpreendente num novo formato de teatro que irá prender (ou perder, depende se for muito assustadiço) o público até ao fim, fazendo com que todos se sintam submersos neste espetáculo. No entanto, apresse-se, pois os bilhetes estão a voar.
“Altamente cinematográfico, psicótico e surpreendente” são os adjetivos escolhidos para descrever “Trauma”, cuja primeira exibição será já esta sexta-feira, 18 de abril. Aqui, o público vai ser convidado a percorrer diferentes espaços do convento, seguindo a vida das várias personagens que fazem parte do espetáculo. Numa primeira parte, os convidados vão literalmente sentir que estão dentro de um filme de terror a acompanhar a narrativa, uma vez que vão estar lado a lado com os atores, e a peça irá desenrolar-se a partir daí.
No espetáculo, três amigos de longa data vão entrar de noite num convento abandonado, local que já conheciam por ter a reputação de estar assombrado. No entanto, ninguém irá conseguir prever o que esta experiência vai revelar, com uma segunda parte demasiado intensa em todos os níveis: o público vai abandonar o papel de espectador, passando assim a fazer parte do espetáculo. Com isto, o grupo será dividido em duplas, tendo uma espécie de guia ao qual têm mesmo de obedecer que lhes dará a permissão de visitar os aposentos privados do convento.
Desta forma, todo o público vai ficar a conhecer os traumas que por lá passaram, ficando com os nervos em franja cada vez que passarem para a próxima etapa - ou seja, só mesmo quem gosta deste tipo de conteúdos é que se poderá safar. Sem saber o que fazer, pensar ou acreditar, o público vai entrar numa história bizarra cheia de mistérios, dentro de um monumento horripilante com quase 400 anos de vida.
“Não há jogo nem enigmas para resolver. Mas a coragem será posta à prova dentro de cada um dos quartos que vão visitar. No convento não há jump scares, o medo está sempre no ar e por toda a parte”, lê-se no site oficial.
Sabendo isto, atreve-se a jogar? Se sim, o melhor é mesmo despachar-se a agarrar o seu bilhete, uma vez que “Trauma”, realizado por Michel Simeão, já está quase a esgotar. Com o mês de abril fechado, já há poucas datas em maio em que pode adquirir o bilhete para fazer parte da festa, tendo este o custo de 24€.