Portugal prepara-se para receber o Tribeca Film Festival, um dos maiores festivais de cinema do mundo, que vai acontecer no Hub Criativo do Beato, em Lisboa, nos dias 18 e 19 de outubro. Fundado em 2002 por Robert De Niro, Jane Rosenthal e Crig Hatkoff em homenagem às vítimas dos ataques do 11 de setembro, a edição norte-americana decorreu entre 5 e 16 de junho no bairro nova-iorquino que lhe dá nome.
A programação inicial do primeiro Tribeca Festival Lisboa inclui filmes independentes dos Estados Unidos, filmes portugueses, séries, podcasts, atuações musicais e conversas ao vivo com figuras nacionais e internacionais, destacando os melhores filmes do circuito de festivais de cinema de 2024 e os talentos que surgem atualmente em Portugal.
Na edição em território português, serão exibidos oito filmes norte-americanos, incluindo os principais vencedores do Festival de Tribeca deste ano (Nicholas Colia, “Griffin in Summer”), do Festival de Cannes (Sean Baker, “Anora”), do Festival de Cinema Sundance (Alessandra Lacorazza Samudio, “In the Summers”) e do South by Southwest (SXSW)(Tracie Laymon, “Bob Trevino Likes It”).
Além disso, vai acolher a estreia portuguesa de “Ezra”, que se vai seguir de uma conversa com o ator norte-americano Robert De Niro, e a estreia internacional de “A Bronx Tale, The Original One Man Show”, seguida de uma conversa com o argumentista, realizador e protagonista Chazz Palminteri. Ainda será a estreia em Portugal de “Jazzy”, com produção executiva da atriz Lily Gladstone, e de “Group Therapy”, com a participação dos comediantes de renome mundial Neil Patrick Harris, Mike Birbiglia, Tig Notaro, entre outros.
Nos dois dias de festival, irão haver cerca de 20 painéis onde as estrelas vão abordar temas relevantes para a atual comunidade global de cineastas e artistas, nomeadamente o impacto da Inteligência Artificial na produção cinematográfica, a representação nos meios de comunicação social e no entretenimento, o futuro do streaming e a arte de bem contar histórias. Nestes painéis, vão fazer parte nomes como De Niro, Jane Rosenthal, Whoopi Goldberg, Patty Jenkins, Griffin Dunne e Palminteri. A estas conversas juntar-se-ão alguns nomes de figuras portuguesas, como Ricardo Araújo Pereira, Daniela Ruah e César Mourão.
Além dos filmes norte-americanos, o Tribeca Festival Lisboa também vai destacar os melhores filmes e séries de Portugal, como a série “Azul”, as longas-metragens “Podia Ter Esperado Por Agosto”, de César Mourão, “Chuva de Verão” e “Praxx – Fim de Semana”, a estreia mundial da série sobre a cultura das startups “Unicórnios”, documentários como “George”, e curtas-metragens como “Era Uma Vez No Apocalipse”, “Das Duas Uma”, “Os Sonhos Continuam” e “O Afinador de Silêncios”.
Mas o festival, coproduzido pela SIC, OPTO e Câmara Municipal de Lisboa e com o apoio do Turismo de Portugal, não se limita ao cinema. O público também vai poder contar com gravações ao vivo de uma das séries de podcasts mais populares em Portugal, “Geração 70”, apresentado por Bernardo Ferrão, “Geração 80”, por Francisco Pedro Balsemão, e “Geração 90”, conduzido por Júlia Palha, além de “Na Realidade É Ficção”, por Renato Godinho, “O CEO é o Limite”, por Cátia Mateus, “O Expresso da Manhã”, de Paulo Baldaia, e o podcast de Ricardo Araújo Pereira, “Coisa Que Não Edifica Nem Destrói”, cuja segunda temporada está prevista para este outono.
Os bilhetes para o Tribeca Festival Lisboa vão dos 75€ (para um dia) aos 130€ (passe para os dois dias) e podem ser comprados no site 3cket.