Portugal vai ser palco de um dos maiores festivais de cinema do mundo. Calma, não estamos a falar do de Cannes, mas do Tribeca Film Festival , fundado em 2002 por Robert De Niro, Jane Rosenthal e Craig Hatkoff em homenagem às vítimas dos ataques do 11 de setembro, tal como anunciado esta quinta-feira, 11 de abril, numa conferência de imprensa onde o festival vai decorrer: o Hub Criativo do Beato, em Lisboa.
A edição norte-americana, que acontece no bairro nova-iorquino que lhe dá nome, já tem data marcada e vai estar a decorrer desde o dia 5 de junho ao dia 16 do mesmo mês. O certame vai rumar até território português depois disso e com uma duração bem mais curta: em vez das habituais duas semanas, serão apenas dois dias – 18 e 19 de outubro –, com a SIC e a OPTO a unirem-se à Câmara Municipal de Lisboa e à organização do festival para o trazerem para a capital.
"Vamos fazer um evento que nunca tinha acontecido antes na Europa", disse Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, esta manhã, 11 de abril, na conferência de imprensa daquele que agora se chama, oficialmente, Tribeca Festival Lisboa. "Será algo que marcará o panorama os media e do audovisual este ano", acrescentou.
Robert De Niro, ator norte-americano e fundador do festival, vai marcar presença na edição em Lisboa, bem como Jane Rosenthal, outra das fundadoras. A realizadora Patty Jenkins, a atriz Whoopi Goldberg e o ator e realizador Griffin Dunne também vão estar em Portugal para picar o ponto no certame.
A programação, a cargo de Cara Cusumano, vice-presidente sénior de Programação e Diretora do Festival Tribeca, em parceria com a SIC e a OPTO, e do produtor executivo português Tony Gonçalves, antigo executivo da WarnerMedia, incluirá uma coleção com curadoria de filmes portugueses e internacionais, conversas ao vivo com talentos portugueses e internacionais, instalações imersivas, oportunidades de networking e muito mais, avança a organização. O alinhamento completo da programação será anunciado este verão.
A missão do festival é fazer com que a comunidade internacional de cinema (e o público em geral, claro) sintam em primeira mão o poder desta arte e fiquem a conhecer mais sobre a mesma. O Tribeca Film Festival foi fundado para comemorar Nova Iorque, Estados Unidos, como um centro de produção de filmes importantes e de contribuir para a recuperação a longo prazo de Manhattan.
O festival tornou-se numa grande referência cinematográfico para o mundo todo. E apresenta um alinhamento com grande variedade de filmes independentes, incluindo documentários, novos recursos narrativos e curtas-metragens, bem como um programa de projetos mais virados para a família e painéis com personalidades do mundo do entretenimento.
Os bilhetes para o Tribeca Festival Lisboa vão ser postos à venda em breve e o evento vai realizar-se em Lisboa, no Beato Innovation District, a 18 e 19 de outubro.