Toda a gente sabe que o dia mais assustador do ano é o 31 de outubro. Com o Halloween a ser a época ideal para sustos e partidas, é neste dia que as crianças e os mais adultos se juntam para aterrorizar os mais próximos. No entanto, há quem preferia passar este dia sossegado.
São vários os livros perfeitos para uma leitura horripilante. Desde os mais clássicos, como "O Despertar de Cthulhu", de H. P. Lovecraft e "Contos do Além", de Agatha Christie, até aos mais recentes, tais como "O Intruso", de Stephen King, e "Fantasmas da Mente", de Paul Tremblay, há obras para todos os gostos. No entanto, há oito livros que não podem faltar na estante para ler no Halloween.
Quem o diz é a Preply, uma plataforma que realiza pesquisas sobre a cultura e a linguagem portuguesa, que quis tentar perceber quais os livros de terror e mistério mais populares entre os leitores em Portugal - e chegou à conclusão de que os leitores portugueses gostam cada vez mais deste tipo de livros, procurando algo mais que os faça saltar da cadeira enquanto tremem (um pouco) o lábio.
O único autor que se repete na lista é Stephen King, já conhecido por ser um dos mestres deste género de livros, alguns deles que são inclusive adaptados para sucessos cinematográficos, como "It" ou, mais recentemente, "Salem's Lot". Bram Stoker e Shirley Jackson, outros autores clássicos deste género, também estão presentes na lista destes oito livros, sendo que é a obra de Stoker, "Drácula", que ocupa o primeiro lugar da tabela.
Assim, se não sabia qual livro escolher para ler nesta altura (ou até mesmo para embarcar no mundo dos livros de terror e mistério), estas são as oito obras que não pode deixar de lado. Desde livros sobre o imortal Conde Drácula até obras sobre um adolescente que herda as chaves de um mundo paralelo, passando ainda pela típica babysitter que é contratada para tomar conta de duas crianças numa casa assustadora, espreite as obras de terror mais pesquisadas pelos portugueses.