A festa de celebração dos 10 anos de carreira da fadista Gisela João está prestes a chegar, e não era possível festejar de outra forma que não fosse em cima do palco. Depois de ter sido marcada para novembro e cancelada devido a motivos pessoais, a fadista vai regressar ao seu álbum de estreia de nome homónimo para celebrar uma década da sua jornada musical com dois concertos em janeiro de 2024, um em Lisboa e um no Porto.
Na capital, Gisela João estará no espaço 8 Marvila no dia 20 de janeiro e, uma semana depois, dia 27, no Museu do Carro Elétrico, na cidade invicta. A fadista “quer, sobretudo, agradecer e celebrar” com os entusiastas as emoções que atravessam a sua música, conforme expressa o comunicado, e, para isso, contará com alguma ajuda. Além dos músicos que têm acompanhado a fadista ao longo destes 10 anos, também dois convidados especiais farão parte da festa.
A Gisela João vai juntar-se o namorado Justin Stanton, com quem está há cinco anos, nas teclas e sintetizadores, que promete elevar a experiência musical destas noites. Conhecido por fazer parte da banda de jazz norte-americana Snarky Puppy, e vencedor de 4 Grammys, Stanton começou também a fazer parte da banda da fadista, e em 2022 deram o primeiro concerto juntos. Além disso, os dois têm também uma música em conjunto, "Voltei", uma homenagem a todas as pessoas que vivem ou viveram com cancro da mama.
Também Xinobi, DJ e produtor português, se vai juntar à festa depois dos concertos e até à meia-noite. Amigo de longa data da fadista e reconhecido pela sua abordagem diferente na música eletrónica, Xinobi é co-fundador do selo Discotexas, que ganhou bastante destaque no panorama musical internacional, e promete transformar um palco outrora de concerto numa pista de dança, encerrando da melhor maneira as duas noites.
“Gisela João” foi o álbum de estreia da fadista, lançado em julho de 2013, que conta com êxitos como “(A Casa da) Mariquinhas”, “Bailarico Saloio” e ainda “Malhões e Vira”. Duas semanas depois, o disco alcançou o primeiro lugar no Top de Vendas Nacionais, conseguindo a Gisela João o Prémio Revelação Amália no mesmo ano. A fadista foi ainda distinguida com um Globo de Ouro na categoria de Melhor Intérprete Individual e com o prémio José Afonso em 2014.
Em novembro de 2016, Gisela João lançou “Nua”, uma mistura de clássicos, tradições e atualidade e, após cinco anos sem gravar, foi em 2021 que “AuRora”, o seu terceiro álbum, estreou. Além disso, no mesmo ano, a fadista lançou um dueto com o cantor português SYRO, “Rio d´Água”, e apareceu no canal de Youtube “Colors”, bastante conhecido por dar a conhecer novos artistas e “músicas excepcionais”, como escrevem, em todas as partes do mundo, a cantar o seu êxito, “Louca”.
Os bilhetes para os concertos da fadista já estão disponíveis nos locais habituais, com um custo de 20€.