A girlsband NonStop foi criada devido a um programa produzido e emitido pela SIC. "Popstars" foi originalmente criado na Nova Zelândia em 1999, e depois adaptado por outros países, incluindo Portugal. Este formato de talentos foi para o ar em 2001 e acabou por juntar as cinco raparigas que formariam as NonStop.

Andrea, Kátia, Fátima, Liliana e Rita participaram, de forma individual, no casting do programa, a 10 de março de 2001. A 4 de abril, foram agrupadas pelo programa e, mais tarde, escolheram o nome que queriam para o grupo. Ganharam o formato e, em julho do mesmo ano, lançaram aquele que viria a ser o seu primeiro álbum, "NonStop", que chegou a ser disco de ouro.

O programa "Popstars" era conduzido pelo apresentador e cantor Jorge Kapinha. O objetivo era revelar as diversas fases de construção de uma banda. Depois das provas de seleção, escolhiam dez finalistas, dos quais sairiam apenas cinco, para integrar a banda. Tanto a primeira canção, como a gravação do primeiro álbum e as primeiras atuações seriam acompanhadas pela SIC.

Quem são as NonStop?

O primeiro álbum, "NonStop", continha o primeiro single da banda, "Ao Limite Eu Vou", que foi um êxito entre os adolescentes portugueses e continua a ser uma das músicas mais tocadas em festas de revivalismo. No início de 2002, Fátima abandonou o projeto e o grupo passou a ser constituído por apenas quatro elementos. O segundo e último álbum, "Tudo Vai Mudar", foi divulgado em maio de 2004, com temas como "E Tudo Vai Mudar", "Veneno no Olhar", "Se Fores Partir" e "Quero Saber Por Ti".

Em 2006, a girlsband participou no Festival da Canção da RTP, com o tema "Coisas de Nada", que lhes valeu a vitória, com 76 pontos. No mesmo ano, rumaram a Atenas para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção. No entanto, recolheram apenas 26 pontos, ficando em 19º lugar (entre 23) e não passando, assim, além da semifinal.

A canção "Olhar P'ra Ti (Só Para Ti)" integrou a banda sonora da telenovela "Fúria de Viver", da SIC, e os membros da banda tiveram também uma participação especial na série "Uma Aventura". Depois de covers como "Playback" de Carlos Paião ou "Lady Marmalade", foram participando noutros projetos a solo, embora nunca tenham anunciado o final do grupo.

Em 2014, Liliana e Andrea formaram o projeto Kaya, que une música portuguesa e ritmos africanos e que têm até hoje. Em junho de 2018, a banda reuniu-se para um concerto na Praça do Comércio durante o Lisboa Arraial Pride. As vencedoras do programa de talentos musicais da SIC deixaram no ar a possibilidade de voltarem a efetuar uma digressão, principalmente ultrapassado o marco das duas décadas de carreira.

Veja como estão as NonStop hoje em dia

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.