Quando Richie Campbell pisou o palco Reggae do Sudoeste, em 2009, o artista português deixava para trás a banda Stepaside e o projeto No Joke Sound System, e apresentava-se a solo pela primeira vez num grande festival de verão. Na altura, contavam-se com os dedos de uma mão os êxitos que tinha para serem acompanhados em massa pelo público, algo que não tardou a mudar nos anos seguintes, multiplicando sucessos, concertos e uma legião de fãs bem dedicada.
14 anos depois, Richie Campbell é um dos músicos mais proeminentes do panorama português, mesmo tendo chegado ao sucesso com o reggae, um género musical não muito ouvido nas rádios nacionais, e lança esta sexta-feira, 17 de março, o seu quinto álbum de originais, “Heartbreak & Other Stories”.
Agora disponibilizado na íntegra, são 18 as faixas deste trabalho, que incluem temas como "Let You Go" e "Love Again" — lançados em antecipação —, bem como "Heartless", cujo vídeo é lançado também esta sexta-feira. Depois do sucesso de "Lisboa", álbum lançado em 2017 e que chegou a disco de platina, o que podemos esperar do novo trabalho do cantor de 36 anos?
É inegável falar de um álbum mais adulto, onde Richie Campbell, que para além de intérprete, é também compositor, percorre vários estilos musicais. Aliás, a própria estrutura de faixas deste “Heartbreak & Other Stories” leva-nos numa viagem bem dividida pelo R&B, dancehall e afrobeat, cujo destino é uma sonoridade singular do artista português.
E é justamente este novo “Heartbreak & Other Stories”, já disponível no Spotify, o protagonista do próximo grande concerto de Richie Campbell, que apresenta o mais recente álbum no Altice Arena a 27 de abril (bilhetes desde 20€ nos locais habituais), neste que é um regresso à maior sala de espectáculos nacional, onde atuou a solo pela primeira e única vez em 2018.