A canção "Love is On My Side" dos The Black Mamba garantiu, esta quinta-feira, 20 de maio, que Portugal estará representado na final do Festival da Eurovisão 2021, juntamente com Albânia, Sérvia, Bulgária, Moldávia, Islândia, San Marino, Suíça, Grécia e Finlândia.
Questionados sobre como seria mostrar a canção a um público muito mais vasto na final da Eurovisão, o guitarrista e vocalista Pedro Taborda, mais conhecido como Tantanka, garantiu que isso "foi um dos principais objetivos" do grupo ao decidir "participar no Festival da Canção".
"Foi um objetivo pessoal, mas a partir do momento em que ganhas o Festival da Canção, deixa de ser pessoal. Passas a representar o teu povo e o teu País. É diferente. Mas pensámos: 'Ok, se tivermos a possibilidade de ganhar, ganhamos também a oportunidade de mostrar a muitas pessoas aquilo que temos vindo a fazer ao longo de 11 anos'", explicou Tantaka, na conferência de imprensa de quinta-feira à noite.
Após garantir um lugar na final, Portugal voltou a subir nas casas de apostas online. Se, antes da atuação, ocupava o 16.º lugar na tabela geral, após a passagem para a final, a canção "Love is on My Side" está agora no oitavo lugar — num ranking liderado por Itália (primeiro lugar), França (segundo lugar) e Malta (terceiro lugar).
A final do Festival Eurovisão da Canção 2021 acontece no próximo sábado, 22, em Roterdão, Países Baixos. Portugal volta a estar na final de uma Eurovisão depois de, em 2019, ter falhado o apuramento em Israel, onde Conan Osíris representou o País com a canção "Telemóveis".