Aqui encontram-se todos. Carpinteiros, designers, arquitetos e até o cliente que o que queria mesmo era aquela mesa de madeira no centro da sala. Assim é a Banema, a loja que dá resposta às necessidades de embelezamento de uma casa, desde o pavimento da sala ao incenso que vai dar cheiro ao quarto.

Começou no Porto, com uma loja que ainda se mantém em funcionamento, mas é em Campo de Ourique, em Lisboa, que serve de montra a marcas muito especiais, não só pelo design inusitado, mas pela linha sustentável que as orienta.

Morada: Rua Coelho da Rocha, 27C, Lisboa (Campo de Ourique). 
Horário: 10h-13h e 14h-19h. Fecha domingo e segunda-feira

André Matos, gerente da loja de Lisboa faz de mestre de cerimónias deste espaço que se divide em dois, ainda que de forma tão subtil. É que esta Banema, tal como a do Porto, tem uma parte de Lab, com materiais de pavimento expostas numa parede de exposição, e outra de Studio, onde várias outras marcas estão representadas.

"Todas estas marcas são muito especiais para nós", explica André, que as escolhe a olho. Além de originais, todas elas têm um cunho sustentável. É o caso da Foekje Fleur, que cria saboneteiras feitas a partir de plástico reciclado, onde é possível ralar o sabonete para que, misturado com agua, ele renda ainda mais. Ou como a linha de tratamento de rosto e corpo da Haeckels, feita à base de algas, mas cujos ingredientes variam consoante a zona em que são comercializados, de maneira a aproveitar o que cada região do mundo tem de mais rico.

Banema Studio. Nesta loja de madeiras, vende-se incenso, mobília e até bombons
Banema Studio. Nesta loja de madeiras, vende-se incenso, mobília e até bombons
Ver artigo

Há ainda as agendas da Travelers Company, sem dias marcados e regras, "não havendo, por isso, a necessidade de comprar uma agenda nova todos os anos", macramés do Barbudo Aborrecido e pequenas peças de secretária — porta canetas, marca livros, base para post its — da autoria da dupla de arquitectos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura.

Um dos cantos da loja esconde a parte mais divertida: umas caixas com cartas especiais para serem lidas em contextos especiais. A "Marriage Box" são perguntas para serem feitas em casal e a "Career Box" promete ser espicaçar com perguntas inconvenientes quem talvez não esteja muito seguro se está no emprego certo.

Banema
Nas paredes estão expostos amostras de materiais que ajudam a criar projetos de arquitetura e design.

"Ainda outro dia uma cliente me dizia aqui tínhamos ótimas ideias para presentes de aniversário", conta André. E é essa ideia. Pode ir à Banema quem procura um presente de aniversário, como quem quer remodelar a casa, com a certeza que a sustentabilidade acompanha todo esse processo. "Não usamos madeiras exóticas e aqui é possível é possível fazer o rastreamento do material até à origem".

Ainda que pareça que aqui coabita uma mescla de marcas e conceitos, a loja é espaçosa, nada fere à vista e a música acompanha uma visita vagarosa.

E ainda apanhámos a mudança da montra. A cada 15 dias é dado destaque a uma marca em específico e é apenas essa marca que vigora para quem passa na rua. Se até esta quinta-feira a monta era feita apenas de duas jarras da Ramos Cerâmica, agora a peça é ainda mais minimalista: um candeeiro de Davide Groppi, onde é possível escolher uma qualquer imagem para que apareça iluminada. Pormenor, essa imagem é um slide de 35 milímetros, o tamanho do candeeiro.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.