Alexandre Neimann veio a Portugal pela primeira vez há nove anos. "Vim com os meus irmãos e o meu melhor amigo e foram, basicamente, dez dias de festa no Bairro Alto", conta à MAGG. Só numa segunda visita é que acabou por ir à Comporta e ficou conquistado. Decidiu que era ali que ia abrir uma loja de decoração, com peças que misturam o estilo casa de campo/casa de praia, bem ao estilo da região.

A Barracuda abriu em 2016, primeiro em estilo pop up e, mais tarde, com uma loja permanente.

Já em Paris, de onde é natural, Alexandre trabalhava com arte e decoração e passou até por dois dos maiores ateliers de design de interiores da cidade — onde trabalhou com nomes como Chahan Minassian e François-Joseph Graf —, e com uma pequena loja no 18ème arrondissement. E se, inicialmente, pensou que iria viver entre França em Portugal, Lisboa falou mais alto e há mais de um ano que é por cá que se mantém.

A loja da Comporta está agora fechada (abre apenas no verão), mas Alexandre não quis parar. Abriu uma loja em Lisboa, na Rua de São Bento, a zona com mais lojas de móveis e decoração da cidade.

Barracuda
Alexandre Neimann, criador da Barracuda.

Com cerca de 100 metros quadrados, a loja contempla várias arcadas em pedra, frisos de azulejos, portas de madeira que em tempos pertenceram a uma prisão lisboeta do século XVIII, todos eles reminiscência da história antiga deste espaço, onde durante vários anos viveu um antiquário. É por cá que Alexandre faz uma mistura eclética de mobiliário do século XX e as suas próprias criações.

Banema. O design sustentável chegou a Lisboa — e tem desde prendas de aniversário a chão novo para casa
Banema. O design sustentável chegou a Lisboa — e tem desde prendas de aniversário a chão novo para casa
Ver artigo

As duas lojas acabam por se complementar. Enquanto a boutique da Comporta apresenta um estilo mais rústico e veraneante, com uma paleta de materiais simples — madeira, ferro forjado, fibras vegetais, rattan e gesso — e linhas mais puras, a boutique de Lisboa agrega peças de madeira e mármore, mas também bronze e metal cromado, apelando a um estilo mais sofisticado e urbano.

À MAGG, Alexandre conta que continua a ser procurado por clientes individuais, mas cada vez mais por designers de interiores e arquitetos, que pedem a sua ajuda para novos espaços prestes a nascer

Enquanto a loja da Comporta está fechada, pode encontrar Alexandre na Rua de S. Bento, mesmo em frente à casa da Amália Rodrigues. A Barracuda Lisboa está aberta de terça a sexta-feira das 11h às 13 horas e das 15h às 19 horas e ao sábado apenas da parte da manhã.

Veja nesta fotogaleira algumas das imagens da nova loja de Lisboa.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.