Tem mais de 130 anos de história e um nome que dificilmente alguém ainda não ouviu falar. A Claus Porto, marca de fragrâncias e produtos de beleza de luxo da Ach Brito, conta já com três lojas, uma no Porto, outra em Lisboa e outra ainda em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A loja que fica no bairro de Nolita, em Manhattan, foi criada pelo Tacklebox Architecture, com a direção do arquiteto Jeremy Barbour, e acaba de ganhar o prémio Aiany Design Award 2019. Foi considerada uma das dez lojas mais bonitas do mundo pela revista francesa AD.

E este espaço tem uma inspiração bem portuguesa. A loja tem um arco de 12 metros de comprimento, como alusão à Estação de São Bento, e simboliza "um portal através do qual os visitantes poderão imergir no mundo de aromas únicos da Claus Porto", conforme explicam em comunicado. Mas essa não á a única referência a Portugal. Este arco conta ainda com 1.500 azulejos em forma de diamante, produzidos a partir de cortiça triturada, que fazem lembrar a fachada da Casa dos Bicos.

Os produtos Claus Porto estão expostos ao longo do arco