
De 23 de abril a 4 de maio, o Hospital da Bonecada transforma brinquedos em pacientes e crianças em médicos, tudo para combater o medo das batas brancas.
Este ano, a iniciativa volta para a sua 24.ª edição e promete trazer ainda mais sorrisos, abraços e, claro, muitos diagnósticos aos brinquedos favoritos dos mais pequenos.
Organizado pela Associação de Estudantes da NOVA Medical School, o projeto regressa à Praça Central do Centro Comercial Colombo entre 23 de abril e 4 de maio, todos os dias entre as 10 e as 21 horas, com entrada livre.
O mote da edição de 2025 é "A Criança e as Emoções", destacando a importância do bem-estar emocional no desenvolvimento infantil. O objetivo continua a ser o mesmo: ajudar as crianças a vencerem o famoso "Síndrome da Bata Branca", aquele medo típico das idas ao médico, através de uma experiência lúdica e educativa.
Durante 12 dias, o espaço transforma-se num verdadeiro hospital à escala infantil, com 14 salas temáticas, da triagem ao bloco operatório, passando pela fisioterapia, nutrição e imagem médica, onde os pequenos médicos vão aprender, brincar e ganhar mais confiança no universo da saúde. Ao todo, serão mais de 1200 os voluntários a guiar os mini profissionais nesta aventura.
“O Hospital da Bonecada é muito mais do que uma atividade educativa é uma ponte entre a medicina e a infância, onde se constroem memórias, se combatem medos e se semeia empatia”, diz a coordenadora do projeto, Margarida Gaspar, que já participou enquanto estudante e hoje faz parte da equipa organizadora.
Mas nem tudo é brincadeira. O Hospital da Bonecada tem também uma forte componente solidária: todos os fundos angariados revertem para a associação ANA (Acolher, Nutrir, Amar), que apoia crianças guineenses em situação de vulnerabilidade.