A Praça Central do Centro Comercial Colombo volta a receber, no final de abril, um evento já bem conhecido por todos os seus visitantes: o Hospital da Bonecada. Com o objetivo de fazer desaparecer a “síndrome da bata branca” de todos os mais pequenos, este hospital-modelo permite já desde 2001 que as crianças levem os seus bonecos ao “hospital” para que eles sejam tratados, e a 24.ª edição da iniciativa promete focar-se nos pequenos e nas suas emoções.
O Hospital da Bonecada irá realizar-se entre os dias 23 de abril a 4 de maio, estando de portas abertas - e gratuitas - para quem quiser ir brincar e aprender. O tema de 2025 é “A Criança e as Emoções”, que pretende ajudar as crianças a identificar, explorar e expressar as suas emoções de forma mais saudável e criativa. Quem dinamiza este projeto são os estudantes dos mais diversos cursos da área da saúde, que assumem o papel de profissionais e ajudam as crianças a não ter medo de médicos ou de um hospital.
Ou seja, as crianças durante o evento vão poder brincar e conversar com estes alunos sobre as suas áreas mais específicas, passando pelos consultórios e bloco de operações, onde vão poder simular cirurgias nos bonecos (estudantes de Medicina), pelo laboratório, onde vão conseguir “tirar sangue” (estudantes de Ciências Biomédicas e Laboratoriais), pelo gabinete de enfermagem, onde vão aplicar curativos (estudantes de Enfermagem), pela sala dos sentimentos, onde vão poder falar sobre as suas emoções através de jogos (estudantes de Psicologia), ou ainda pela sala de visão, onde vão perceber se os seus bonecos precisam de óculos (estudantes de Ortóptica).
Esta é uma maneira de não só deixar os mais pequenos familiarizados com o ambiente hospitalar como também de desenvolver certas competências nos futuros profissionais, tornando-os mais conscientes, capazes e sensíveis. “A Criança e as Emoções” pretende, de uma maneira geral, também isso, com o objetivo de fazer com que as crianças estabeleçam relações mais seguras e amorosas com o mundo.