Este domingo, 28 de setembro, aconteceu mais uma gala dos Globos de Ouro da SIC, conduzida por Clara de Sousa. O Coliseu dos Recreios, em Lisboa, ficou cheio de figuras públicas, umas para aplaudir da plateia, outras para serem aplaudidas em palco.
Diversas personalidades foram premiadas com categorias como Cinema, Teatro e Ficção, aproveitando para fazer discursos e agradecimentos. A situação na Palestina não foi esquecida; muito pelo contrário. Joana Santos, que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Cinema, aproveitou o momento para alertar e consciencializar.
"Não consigo estar aqui a celebrar sem falar de Gaza. Este prémio é meu, mas a minha voz hoje é também por eles — por aqueles que lutam apenas pelo direito de viver", disse. Mafalda Luís de Castro optou por usar um vestido inspirado no Keffiyeh, um lenço que representa, de forma não oficial, a luta e esperança pela Palestina
Já Jorge Corrula e Paula Lobo Antunes marcaram um statement na passadeira vermelha, usando brincos de melancia, símbolo de resistência pela Palestina. "Estão a partilhar um brinquinho", notou Cláudia Borges. "Partilhamos a melancia, que tem uma mensagem importante. Fica no ar para quem souber", retorquiu Jorge Corrula. "É uma música?", questionou Cláudia Borges, num momento que não tardou a viralizar nas redes sociais.
Quanto aos vencedores da noite, Joana Marques foi eleita a "Personalidade do Ano" quanto ao Entretenimento Digital, tendo aproveitado para mandar algumas piadas relativamente ao processo em tribunal que enfrenta contra os Anjos (nomeadamente falando das "erupções cutâneas").
"Boa noite a todos. Eu confesso que este mês estava um bocadinho expectante, na esperança de que houvesse uma decisão a meu favor, que me desse a vitória, mas não era bem isto. Se calhar não manifestei bem para o universo. Não é que isto seja mau, mas preferia o outro", começou por dizer.
Com apenas 12 anos, Diana Ginja levou para casa o "Prémio Revelação" da Ficção. Júlio Isidro foi homenageado com o "Prémio Mérito e Excelência" e Ricardo Araújo Pereira considerado a "Personalidade do Ano" no Humor. Espreite a lista completa de galardoados.
Os vencedores dos Globos de Ouro 2025
- Melhor Atriz de Cinema - Joana Santos ("On Falling");
- Melhor Ator de Cinema - João Pedro Vaz ("Os Papéis do Inglês");
- Melhor Filme - “Banzo”, de Margarida Cardoso;
- Personalidade do Ano - Humor - Ricardo Araújo Pereira;
- Melhor Atriz de Ficção - Patrícia Tavares ("A Herança");
- Melhor Ator de Ficção - Ricardo Pereira ("A Herança");
- Melhor Projeto de Ficção - “Irreversível”, de Bruno Gascon;
- Prémio Revelação de Ficção - Diana Ginja (atriz);
- Melhor Atriz de Teatro - Custódia Gallego ("A Médica");
- Melhor Ator de Teatro - Cristóvão Campos ("Monóculo, Retrato de S. von Harden");
- Melhor Espectáculo - “A Colónia”, Marco Martins;
- Personalidade do Ano Moda - Constança Entrudo;
- Personalidade do Ano Entretenimento - César Mourão;
- Personalidade do Ano Entretenimento Digital - Joana Marques;
- Melhor Canção - ‘2000 A.D.’, Samuel Úria;
- Melhor Intérprete - Lena d'Água;
- Melhor Atuação - Plutónio na MEO Arena, Lisboa;
- Prémio Mérito e Excelência - Júlio Isidro.