Desde 2008 que a empresa portuguesa Science4you desenvolve brinquedos para suscitar a curiosidade em pequenos cientistas. Com a COVID-19, a empresa viu a oportunidade de juntar a brincadeira à vertente pedagógica e ajudar os mais novos a entender o novo coronavírus. A brincadeira foi tão longe, que de Portugal e após 20 mil unidades já produzidas, a empresa portuguesa acaba de saltar para a Europa com o novo laboratório "Antivírus".
Este laboratório inclui um kit, através do qual crianças com mais de oito anos aprendem a construir a própria viseira e máscara de proteção e até a fazer um sabonete, que vão depois poder usar para lavar as mãos de forma correta, no sentido de afastar quaisquer vírus.
Mas para entenderem melhor como é que estes funcionam, em especial o novo coronavírus, o brinquedo anti-Covid explica ainda o que é o vírus, uma bactéria, como é que se origina um vírus e de que forma é que estes se propagam.
"Este é o primeiro brinquedo, em todo o mundo, que ajuda as crianças a compreenderem, de uma forma menos pesada, o que é um vírus e de que forma nos podemos proteger contra a COVID-19”, diz Miguel Pina Martins, CEO da Science4you, em comunicado.
São no tal 15 experiências, que além de permitirem que os miúdos aprendam a entender e a proteger-se da COVID-19 e outros vírus, também podem divertir-se a fazer crescer micróbios e fungos como verdadeiros cientistas — com recurso a placas de petri, pipetas de pasteur e tubos de ensaio.
O "Antivírus" da Science4you já estava disponível em Portugal desde setembro, online e nas lojas físicas da marca, e acaba de chegar a mais de mil pontos de venda na Europa, como é o caso da Alemanha, Reino Unido, França e Itália. O laboratório anti-Covid custa 19,99€.