Ainda sem planos para o próximo domingo? Se quiser passar uma manhã a estreitar laços familiares e, simultaneamente, a adquirir conhecimentos úteis, tem aqui uma opção: uma aula de defesa pessoal feita para mães e filhas e lecionada por uma campeã europeia de Jiu Jitsu.

Esta aula acontece no âmbito da exposição Amor Veneris - Viagem ao Prazer Sexual Feminino, que se encontra no MUSEX – Museu Pedagógico do Sexo, no Palácio Anjos, até 30 de dezembro. Pretendem mostrar que "fight like a girl" ("lutar como uma miúda") não precisa de ser um termo pejorativo.

Gina, a nova sex shop online para mulheres que pretende acabar com os tabus e a vergonha
Gina, a nova sex shop online para mulheres que pretende acabar com os tabus e a vergonha
Ver artigo

Teresa Mendes Coelho, atleta de alta competição e campeã europeia de Jiu Jitsu, vai ensinar a mães e filhas o que é a defesa pessoal, bem como técnicas para se conseguirem libertar quando agarradas. A defesa de estrangulamento e a defesa de tentativa de violação também serão abordadas.

Tanto as mães como as filhas podem aparecer de forma individual, não sendo necessário irem a pares. Porém, a aula tem um limite máximo de 20 inscrições. No caso de estar interessada, deve enviar um e-mail para programacao@musex.pt e aguardar feedback.

Esta iniciativa de sensibilização ocorre já este domingo, 28 de agosto, às 11 horas, na Sala Multiusos do Palácio Anjos, em Algés. Tem uma duração de 1h45 e apenas permite alunas com idades superiores a 13 anos. Não tem qualquer custo, mas, caso queira conhecer a exposição posteriormente, terá de adquirir o respetivo bilhete.

A exposição é uma viagem ao mundo do prazer feminino e, logo à chegada, alerta para a necessidade de se pedir consentimento. "O edifício representa um corpo feminino", explicou-nos Marta Crawford, que idealizou a exposição. Os visitantes podem entrar para a parte "com consentimento" e para a parte sem o mesmo, que "remete para tudo o que tem que ver com violência sexual contra a mulher".

O workshop desenhado por Teresa Mendes Coelho é o primeiro de auto-defesa, embora existam muitas outras iniciativas gratuitas ligadas à exposição Amor Veneris, como debates e oficinas práticas, tal como Marta Crawford disse à MAGG. A sexóloga foi quem criou, em 2010, o MUSEX – Museu Pedagógico do Sexo, onde decorrerá esta aula no próximo domingo e onde se encontra a exposição.

Além desta aula de defesa pessoal, disponibilizam, por exemplo, conversas sobre a sexualidade feminina e dias dedicados às famílias com atividades para encorajar a reflexão e o diálogo sobre a sexualidade, sempre alertando para a pertinência destes temas, de forma pedagógica e também provocadora.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.