“Nunca mais é sexta-feira”, a célebre música de José Cid que consegue descrever os pensamentos de uma segunda-feira de manhã. Ainda assim, quando chega o fim-de-semana provavelmente não sabe o que fazer. 

Assistir a um cinema ao luar, aprender a andar de skate e ensinar os miúdos a reciclar, preparar planos para o fim-de-semana já não precisa de ser um bicho de sete cabeças. Com os amigos, com a família, com os mais pequenos ou até mesmo sozinho, a MAGG preparou-lhe seis programas diferentes para se divertir. Com um extra: são à borla. 

1.Divertir-se em família no Jamor (e em Famalicão)

Meter os miúdos a fazer exercício e a divertirem-se enquanto o fazem pode ser um verdadeiro desafio. Mas com o BeActive pode ser mais fácil. Com dois palcos — um em Oeiras e outro em Famalicão — o BeActive regressa para a sua segunda edição com dezenas de atividades físicas para toda a família. Aponte na agenda: dia 24, sábado, é para se ir divertir com os miúdos.

BEACTIVE

No centro desportivo do Jamor, em Oeiras, entre as 15h e às 20h vai poder jogar andebol, andar pela primeira vez de skate e até mesmo fazer paddle surf. Em Vila Nova de Famalicão, futvólei,  Pilates e o râguebi são algumas das atividades que poderá fazer com as crianças. 

Estão igualmente previstas atividades de palco relacionadas com fitness, dança e animação: Fit moves, Zumba, Total condicionamento e Dança. Esta iniciativa insere-se no vasto programa de quase 500 atividades da 8ª Semana Europeia do Desporto, lançada pela Comissão Europeia e coordenada em Portugal pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que está a decorrer entre 23 a 30 de setembro.  

A entrada é gratuita para toda a família e não precisa de inscrição prévia. Só precisa de aparecer, com um vestuário confortável e um espírito de desportista. 

2. Ouvir a Rita Guerra e o Agir ao vivo na Feira da Luz 

Em setembro, todos os caminhos vão dar à feira de Carnide, mas só até este fim-de-semana. A penta centenária feira lisboeta regressou no dia 27 de agosto e terminará este domingo, dia 25 de setembro, em grande. Com muitos petiscos, banquinhas, feirantes e artistas, as últimas noites na feira vão acabar com as vozes de Rita Guerra e Agir.

No dia 24 de setembro, sábado, pelas 21h30 vai poder assistir ao concerto de Rita Guerra e no último dia da feira, dia 25, no mesmo horário vai poder cantar “Como ela é bela”, ao vivo e a cores com Agir. 

Se tiver fome, pode passar no restaurante do senhor Carlos Simões e deliciar-se com uma verdadeira sopa da pedra ou, se preferir algo mais docinho para os miúdos, as farturas Duarte e Gonçalves têm muitos sabores achocolatados.

3. O outono em Serralves é para as crianças

Ir a Serralves significa sujar os ténis com tons de salmão, passear pelos passadiços mais bonitos do Porto e visitar um dos museus mais célebres de sempre  — a casa Manoel de Oliveira.  Mas este fim-de-semana é para os mais pequenos. Para comemorar a entrada no outono, a Fundação Serralves realiza uma Festa de Outono com um jogo muito didático e divertido, o Recicla Mania. 

Nos próximos dias 24 e 25 de setembro, entre as 10h e às 14h, as crianças vão poder pôr à prova os seus conhecimentos sobre reciclagem e a separação de resíduos, esclarecer dúvidas e aprender as melhores práticas ao participarem no conhecido jogo de tabuleiro da Sociedade Ponto Verde: o Recicla Mania.

Tudo gratuitamente, a iniciativa também convida as famílias a participar em inúmeras atividades ao ar livre, bem como a contactar de perto com alguns animais e raças autóctones. Se tiver uma bailarina ou um pequeno cantor em casa, também irão existir inúmeros espetáculos artísticos. 

serralves
Jogo de Tabuleiro da festa de outono

O acesso é gratuito e realiza-se pelos portões da Avenida Marechal Gomes da Costa e da Rua Bartolomeu Velho, 141. 

4. O melhor do fotojornalismo exposto em Oeiras 

World Press Photo. Sim, leu bem: a maior exposição de fotojornalismo está em Oeiras, pertinho do mar com as melhores fotografias de todo o mundo. E não é só. No dia 24 de setembro, sábado, entre as 15:30h e as 17:30h, poderá fazer uma aula prática com o fotojornalista da visão, José Carlos Carvalho. 

A exposição World Press Photo foi inaugurada no parque dos Poetas, em Oeiras, no passado dia 15 de setembro e poderá ser visitada até ao dia 16 de outubro. O que pode esperar? Todas as obras vencedoras de 24 fotógrafos, oriundos de 23 países, com as mais variadas perspetivas dos principais temas que marcaram a atualidade. Entre eles, os efeitos da crise climática e o acesso à educação. 

É fã de fotografia? Prepare a câmara e o seu melhor ponto de vista e visite Oeiras este fim-de-semana. A entrada é gratuita e pode ser realizada pelo Templo da Poesia, na Rua José de Azambuja Proença, em Oeiras.

5. Ver os "Mínimos" ao ar livre

Prepare as pipocas e conte a novidade aos mais pequenos: no sábado, dia 24 de setembro, é para ir ver ao ar livre  “Mínimos 2 – A Ascensão de Gru Maldisposto”, ás 21:30h. 

A iniciativa é da Câmara de Odivelas que, nos mês de setembro, montou ecrãs gigantes por todo o concelho e até máquinas de pipocas trouxe a cada recinto. Este fim-de-semana é o último e será no jardim da Música, mesmo ao lado do Pingo Doce de Odivelas. 

Prepare-se para uma experiência real de cinema ao ar livre, traga uma manta e uma boa dose de gargalhadas para ver os pequenos mínimos num ecrã bem maior do que o lá de casa. 

6. Festival Mimo no Porto com música gratuita

Um festival de música à borla? É verdade, existe mesmo e viajou de Amarante para o Porto. O Festival Mimo começa esta sexta-feira, dia 23 e terminará dia 25 de setembro. 

Nos três dias de festival, o Mimo encerra o Verão com mais de 60 atividades, entre concertos, dj sets, round systems, workshops, palestras, videoartes e, sem esquecer a mítica chuva de poesia. 

Entre os artistas que aquecerão as ruas portuenses estão os brasileiros Emicida e Chico César, a franco-nigeriana Asa (Asha), o lendário realizador e DJ inglês Don Letts, as “Mulheres que Fazem Barulho” (Ana Deus, Lena D’água, Anabela Duarte, Sandra Baptista, Mitó Mendes, Carolina Brandão e Marta Abreu) e ainda um espaço inédito dedicado à cultura Sound System com Channel One, Brother Culture e Ministereo Público, entre muitos outros. Pode ver toda a programação aqui. 

mimo
créditos: Festival Mimo

A Casa Comum — um espaço muito conhecido no festival que já acontece há 4 anos — traz uma série de atividades dedicadas à Amazónia brasileira. 

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.