O verão chegou ao fim, mas isso não significa que as viagens e as escapadinhas tenham de ficar em suspenso até o calor voltar em força. Qualquer altura serve para desligar o botão do stresse da vida rotineira e ser turista, mesmo dentro do próprio país. O Centro de Portugal está cheio de monumentos, paisagens incríveis e locais onde se come como se estivéssemos em casa.

E como há tanto para ver e viver no Centro de Portugal, o difícil é mesmo escolher. Por isso, deixamos-lhe 6 sugestões que, estamos certos, o irão surpreender!

Vá conhecer a Cidade Criativa do Design 

Leu o título e pensou, “mas onde fica a Cidade Criativa do Design e porque tem esta designação?”. Fica na Covilhã e é só um dos melhores destinos para uma escapadinha a dois.

Apesar de muito reconhecida por pertencer à região da Serra da Estrela, a cidade é muito rica em história, património e cultura, e com uma arquitetura digna de apreciação. Além de um centro histórico muito bonito e rico, a cidade tem-se desenvolvido nas mais diversas áreas. Em 2021, por exemplo, foi designada pela UNESCO como Cidade Criativa do Design.

Um reconhecimento pelo compromisso em colocar a cultura e a criatividade no centro do desenvolvimento e partilha de conhecimento e boas práticas. Este certificado é entregue a várias cidades pelo mundo que investem na cultura, na criatividade – do artesanato à música – e no desenvolvimento sustentável.

A Covilhã é a única em Portugal com este certificado e a terceira no mundo, o que, só por si, já justifica uma visita.

Enquanto explora a Arte Urbana da cidade, num incrível roteiro a céu aberto, aponte as nossas sugestões para relaxar e apreciar a gastronomia desta zona: n’A Taberna A Laranjinha ou no Chef Magalhães, dois dos restaurantes da Covilhã com comida tipicamente portuguesa que aconchega o estômago entre viagens.

Retemperado, e porque a lã e os lanifícios são parte do ADN da cidade há mais de oito séculos, descubra o New Hand Lab e o Museu Nacional dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior, espaços onde se promove a criatividade, a inovação e o empreendedorismo.

Arte Urbana - Covilhã
Arte Urbana - Covilhã Arte Urbana - Covilhã Turismo Centro de Portugal

Viaje no tempo ao visitar Sortelha 

Para os amantes de História, este roteiro poderá ser uma verdadeira viagem ao passado. Bem perto da Covilhã — a cerca de 40 minutos de carro pela A23 —, chegamos ao concelho do Sabugal, mais precisamente a Sortelha, uma das doze Aldeias Históricas de Portugal.

Esta é uma das aldeias mais antigas de Portugal e uma das mais bem conservadas, mantendo a sua arquitetura e estruturas desde o renascimento — com casas rurais e em granito. 

Os traços medievais estão por toda a parte, mas não pode perder pontos como a Porta da Vila, a entrada principal da aldeia, o Largo do Carmo, onde vai encontrar o restaurante Dom Sancho, o chafariz da Azenha, a antiga prisão de Sortelha e as casas mais famosas da aldeia: a casa do Governador, Árabe e a dos Falcões.

Sortelha
Sortelha Sortelha Município do Sabugal

Respire o ar puro dos Jardins do Paço Episcopal 

Depois de uma boa caminhada no centro histórico de Castelo Branco, relaxe nos Jardins do Paço Episcopal. Já viu fotografias de labirintos maravilhosos e dignos de histórias de princesas? Pois, este jardim é mesmo assim. Só que ainda mais bonito. Mandado construir pelo bispo da Guarda, D. João de Mendonça, este espaço está dividido em quatro áreas: a entrada, o patamar do buxo, o jardim alagado e o plano superior.

Os patamares dividem-se por escadarias e, ao longo do passeio, vai encontrar percursos temáticos, estátuas de granito, lagos e repuxos. 

É aqui que poderá encontrar o cenário perfeito para as fotografias que vai querer recordar mais tarde, ou para os cenários mais idílicos a publicar no Instagram.

Jardins do Paço Episcopal – Castelo Branco
Jardins do Paço Episcopal – Castelo Branco Jardins do Paço Episcopal – Castelo Branco Turismo Centro de Portugal

Conheça os Passadiços da Ribeira das Quelhas

Uma das vantagens de explorar o interior de Portugal é poder caminhar na natureza com paisagens surpreendentes como pano de fundo. São disso exemplo os Passadiços da Ribeira das Quelhas, na Serra de Lousã.

Durante muito tempo, apreciar as cascatas e lagoas desta zona implicava percorrer um dos trilhos mais duros desta serra. Em 2020, no entanto, com a construção dos passadiços, os passeios tornaram-se mais leves, acessíveis e agradáveis para todo o tipo de viajante — do mais ao menos experiente.

Os Passadiços da Ribeira de Quelhas passam pela margem direita da Ribeira de Quelhas e têm uma extensão de 1,2 quilómetros. Sugerimos que prepare uma mochila com protetor solar e água para se manter hidratado ao longo do caminho.

Passadiços da Ribeira das Quelhas
Passadiços da Ribeira das Quelhas Passadiços da Ribeira das Quelhas Município de Castanheira de Pera

Vá conhecer a icónica Ecopista do Dão

Da linha ferroviária que ligava Santa Comba Dão a Viseu, desativada em 1988, nasceu a Ecopista do Dão – a maior de Portugal, com uma extensão de 49 quilómetros.

A pista localizada em Viseu Dão Lafões começa em Santa Comba Dão e percorre as margens do Rio Dão e do seu afluente, o Paiva. Ao longo do percurso vai encontrar várias espécies de árvores, como o sobreiro e o castanheiro, mas também algumas vinhas e aldeias. 

Este percurso pode ser feito a pé ou de bicicleta e obriga a paragens para descansar, contemplar e repor energias, claro.

Propomos que leve um lanche, com produtos regionais, e faça um piquenique nas frondosas margens da Praia Fluvial Nagozela. Uma outra opção será sentar-se num dos cafés ou restaurantes ao longo do percurso, e usufruir de uma bela refeição, com tudo a que tem direito. Inclusive a hospitalidade das gentes da Beira!

Ecopista do Dão
Ecopista do Dão Ecopista do Dão Turismo Centro de Portugal

Onde ficar e onde comer

Na cidade de Viseu e na região de Viseu Dão Lafões, existe alojamento variado para todos os gostos com elevados níveis de conforto e qualidade. Para uma estadia calma e relaxante num ambiente requintado ou descontraído, venha até ao Centro de Portugal e sinta-se em casa. Uma das nossas sugestões, é o Viseu Ryokan que, localizado no centro histórico de Viseu, é uma porta de entrada para outra cultura — a japonesa —, através de quartos tradicionais e confortáveis para recarregar energias antes de retomar caminho pelo que de melhor Portugal tem para oferecer.

Não parta sem provar a vitela assada de Lafões e o entrecosto com chouriço e grelos, acompanhados de um excelente e frutado vinho do Dão. Outra sugestão mais leve, mas não menos importante, é a suculenta Maçã Bravo de Esmolfe, produto certificado exclusivamente português.

Durma como um rei e brinde com Baco.

Roteiro pelo Centro de Portugal. 15 coisas para fazer e sítios incríveis para visitar a uma hora de Lisboa
Roteiro pelo Centro de Portugal. 15 coisas para fazer e sítios incríveis para visitar a uma hora de Lisboa