Dica: antes de ler este artigo, clique aqui para a banda sonora perfeita

Está prestes a acontecer um dos concertos mais imperdíveis deste verão. A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) vai reunir-se no Grande Auditório do CCB, em Lisboa, para dar vida à Sinfonia n.o2 de Brahms, a mais alegre e otimista das obras deste compositor alemão.

A apresentação levada a cabo por jovens músicos, sob a direção do maestro Pedro Carneiro, acontecerá este domingo, 27 de julho, às 17 horas. Pelas 16h30, os espectadores também poderão assistir a um momento intimista de conversa pré-concerto com o maestro Pedro Carneiro.

Jovem Orquestra Portuguesa (JOP)
Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) créditos: © MUTESOUVENIR | KAI BIENERT

Os bilhetes, para lugares marcados, estão disponíveis online, com preços entre os 10€ e os 25€. Este concerto focado numa das mais inspiradoras obras de todo o Romantismo decorre no âmbito a celebração do Encontro de Verão anual da JOP.

Na edição deste ano, terão também a estreia absoluta de uma nova obra de Francisco Lima da Silva (compositor JOP 2025) – uma composição vigorosa, que explora o brilho e virtuosismo dos jovens músicos desta orquestra.

Jovem Orquestra Portuguesa (JOP)
Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) créditos: © MUTESOUVENIR | KAI BIENERT

Como se não bastasse, conseguirá também assistir à interpretação do violoncelista Pavel Gomziakov do primeiro concerto para Violoncelo de Dmitri Shostakovich, uma das mais imponentes obras do reportório concertante do século XX. Este momento, em parceria com a JOP, acontece no ano em que se comemora o centenário do nascimento do compositor russo.

Em 2024, o Encontro de Verão anual da JOP, composta pela seleção nacional de jovens músicos de Portugal, envolveu toda uma digressão de verão, que acabou em grande, na abertura da 25ª edição do Festival Young Euro Classic, no Konzerthaus, em Berlim.

jop
jop A Jovem Orquestra Portuguesa (JOP). créditos: ©Bruno Vicente

A Orquestra de Câmara Portuguesa – Associação Musical foi criada em 2007 com o objetivo de estabelecer uma plataforma de profissionalização dos novos talentos e desenvolvimento da música erudita. Desde então, tem vindo a afirmar-se no mundo cultural português e europeu.

De modo a promover a excelência musical, a fomentar a inclusão através da arte e a aprimorar as competências artísticas em todas as suas dimensões, do desenvolvimento pessoal e profissional, criou iniciativas como a JOP.

Garanta o seu bilhete aqui