
A 1 de março, sábado, chega à televisão nacional "Tudo em Família". Este formato, apresentado por César Mourão e emitido pela SIC, vai opor famílias de uma forma leve, engraçada e, acima de tudo, genuína. "Family Feud" foi criado há 50 anos e é hoje produzido em 26 países.
Em cada programa, duas famílias vão tentar ganhar cinco mil euros. Como? Adivinhando as respostas mais dadas às perguntas que são feitas a 100 pessoas. "Respondem o que lhes vem à cabeça. Não tem de ter lógica", esclarece o CEO da Fremantle Portugal, Frederico Ferreira.
"Não há respostas certas e erradas. Há várias possibilidades", acrescenta o Diretor de Programas da SIC, Daniel Oliveira, que crê que "uma das grandes mais valias deste formato é trazer um lado revivalista da televisão em família. Toca todos os públicos ao mesmo tempo: avós, netos, pais, todos se vão divertir a ver o programa. Há um confronto geracional nas respostas".
"É uma televisão que já não estamos habituados a ver. Algo de que a televisão precisa e já não se faz. E muito me honra apresentá-lo", afirma César Mourão, acrescentando que "é um clássico da televisão, com as famílias de hoje e um apresentador de hoje, feito com o mesmo rigor e empenho, pelas pessoas de agora. Não há hipótese nenhuma de não gostar de um clássico".
Num cenário repleto de tons azuis e laranjas, este programa, que conta com milhares de inscrições, reunirá todo o tipo de portugueses. "Inscreveram-se famílias muito diferentes umas das outras, de diferentes estratos sociais, zonas do país, informação, cultura. Muitas vezes as vivências de uns vão ajudar nas respostas ou prejudicar", nota o apresentador.

Para César Mourão, "a diversidade que este programa traz" é uma das caraterísticas que o torna imperdível. "Tem muito humor. Não é um concurso só de cultura geral. Tem pessoas reais, tem famílias, tem perguntas muito fora da caixa", disse, à MAGG, afirmando achar ser "um formato engraçado de participar" com a sua própria família.
"Eu tive a sorte de me adaptar a ele logo no primeiro programa que gravámos. Há coisas que nos servem, outras menos. Este programa serviu-me muito bem. Acabou por ser um casamento feliz. Não tive esse processo de grande adaptação, porque foi natural", adianta, sobre este novo desafio.
"Quando o Daniel Oliveira me convida, eu já sentia que me podia servir muito bem. Servir-me bem é uma coisa, ter sucesso é servir bem ao público. Não sei se vai servir bem ao público. Espero que sim", conclui, em conversa com a MAGG.

As perguntas presentes serão um misto entre as que já existem e resultam bem no formato original e outras feitas pela produção para esta adaptação, tendo em conta o público português. No último programa, as quatro famílias mais pontuadas competirão por 50 mil euros.
"É um formato no qual acreditamos muito, por aquilo que vai trazer de novidade à antena. É o concurso certo para as noites de sábado, sobretudo para que a televisão volte a ter aquele brilho que tinha, de ter um programa o mais familiar possível e que junte as famílias", defende Daniel Oliveira. "Corresponde à ideia de diversificarmos a nossa oferta, de não ficarmos dependentes de um só formato", argumenta.
Este formato revitalizado, agora produzido pela Fremantle Portugal, vai ser emitido pela SIC a partir de 1 de março. "Tudo em Família com César Mourão" quer ser a sua nova companhia aos sábados à noite.