Mudar-se para o centro de uma cidade é saber que tem à disposição centenas de restaurantes, monumentos, jardins e atividades para fazer. Também é saber que terá muitas opções de casas ou quartos para alugar em Lisboa e, com isso, vem a dificuldade em selecionar o que melhor se pode adequar não só às suas necessidades, mas também ao seu orçamento.

E claro que, quando falamos em viver na Baixa, entre a rotunda do Marquês e a Praça do Comércio, falamos de dois cafés em cada esquina, centenas de restaurantes para todos os gostos e muitos quartos para alugar. 

Mas, para facilitar o trabalho e tornar tudo o mais simples possível, damos uma ajuda.

Encontrar a casa perfeita

Quando decide ir viver para outra cidade, este deve ser o primeiro passo: encontrar um espaço adequado às necessidades, próximo da zona de estudo ou de trabalho, com acesso fácil a transportes públicos, se precisar, e dentro do orçamento que tem disponível para gastar. 

Isto pode parecer-lhe um conjunto de critérios relativamente exigente, mas não o é para a Inlife, a start-up portuguesa especializada no arrendamento de médio a longo prazo. A plataforma digital surgiu em 2019 e oferece mais de quatro mil espaços para alugar em Lisboa (quartos, estúdios, apartamentos completos e residências), apresentando opções que se adequam a todas as suas necessidades. 

Basta aceder ao site oficial da Inlife, selecionar a zona onde prefere viver, aplicar todos os filtros que desejar e selecionar as suas opções favoritas. 

E as vantagens não ficam por aqui. Se quer selecionar o seu quarto ou casa, ainda antes de se mudar, saiba que esta é a plataforma mais segura para o fazer. Porque através de uma videochamada com o senhorio, é possível visitar o espaço à distância e em tempo real. Além disso, pode ainda ficar a conhecer os colegas de casa e tirar todas as suas dúvidas.

Para além de ter vários quartos para alugar em Lisboa, a Inlife conta também com vários alojamentos disponíveis noutras cidades portuguesas, como Porto, Coimbra e Évora. 

Encontrada a casa, falta o fundamental: sítios giros (e deliciosos) para comer

Se há zonas onde as opções são reduzidas, Lisboa não é uma delas. Dos mais caros aos mais baratos, a Baixa de Lisboa oferece centenas de espaços para refeições mais demoradas ou mais rápidas – umas que valem a pena, outras nem tanto. 

A Cervejaria Liberdade, na Avenida da Liberdade, é um daqueles espaços requintados, mas com um menu recheado de pratos típicos com um toque de elegância. Do outro lado da Avenida, o café Delta, junto ao JncQuoi Ásia, é o spot ideal para uma tarde de trabalho com cafeína à mistura. 

Para um brunch com amigos ou umas panquecas a meio da tarde, o Frutaria Café, na Rua dos Fanqueiros, tem um daqueles menus de sonho com opções mais saudáveis e outras mais gulosas – e uma decoração bem instagramável para tirar aquelas fotografias que fazem pirraça aos amigos nas redes sociais.

Spots onde passear e relaxar

Se está a viver no centro de Lisboa, não precisa de grande entretenimento. A cidade é cheia de vida e basta sair à rua e andar sem destino para conhecer lugares e vistas que quase parecem de filme.

Mas há algumas zonas que não pode mesmo perder. E o melhor de tudo? É que maioria destas sugestões não exige que gaste dinheiro. 

Começamos com um clássico, a Praça do Comércio. Sim, é provável que já tenha visto centenas de fotografias nesta zona. Afinal, é um dos spots mais conhecidos e um ponto de passagem obrigatória tanto por cidadãos locais, como por turistas. Aproveite para se sentar à beira-rio ou almoçar num dos vários restaurantes da praça.

E se, neste lugar, a vista para o rio já é encantadora, no Miradouro das Portas do Sol, a poucos minutos a pé da praça Luís de Camões, na Baixa, só melhora. Este é o sítio perfeito para tirar fotografias com vista para toda a cidade ou para terminar o dia com um grupo de amigos.

Se quiser beber um cocktail e desfrutar de uma vista igualmente agradável e desafogada, suba até ao último piso do Hotel Mundial, no Martim Moniz, e relaxe de cocktail na mão. 

Para encontrar uma casa ou quarto para alugar em Lisboa ou esclarecer qualquer dúvida relacionada com a seleção dos locais a visitar e do que pode encontrar junto ao seu alojamento, a Inlife conta com uma equipa sempre disponível para o aconselhar.