“Está um dia maravilhoso para acabar tudo com ele”. Esta frase está estampada em T-shirts, tote bags e malas, tudo graças à nova marca da influenciadora Florence Given. A primeira vez que viu o slogan "acaba com ele" foi numa T-shirt que Britney estava a usar depois de ter acabado com Justin Timbelake. Quando acabou com o seu próprio namorado, decidiu fazer uma versão do "slogan" como forma de se libertar do passado.
"A mensagem por detrás de 'acaba com ele' é encorajar as pessoas, especialmente as que namoram com homens, para exigirem melhor para elas próprias. Para perceberem que seja o que for que estão a dar ao relacionamento ou que esteja a causar-lhes stresse, não devia estar", conta Florence à "Teen Vogue".
A artista sente que pode causar impacto em alguém cujo relacionamento está instável. Espera que se essa pessoa se cruzar com uma mulher que esteja a usar uma peça com o slogan, siga o sinal e escolha fazer o que é melhor para ela própria.
Florence é a nova cara da campanha do Tinder na Inglaterra e venceu o prémio de influenciadora 2019, atribuído pela "Cosmopolitan" do Reino Unido.
A artista adiciona ao seu portefólio vários trabalhos: desenhou o marketing da Tour "Girls" da cantora Rita Ora em 2018; criou uma edição limitada, com o slogan "nós não precisamos", para a H&M no outono de 2018; e viu as suas próprias campanhas em marcas como a Zalando, a Converse e a Revlon.
Os designs de Florence Given são instagramáveis — têm, aliás, percorrido as contas de várias mulheres que identificam a Floss — mas a principal característica é o poder que as mensagens têm para influenciar outras mulheres e a forma como querem mudar a narrativa da sociedade — estar solteira, por exemplo, não pode continuar a ser visto como "a pior coisa do mundo".
Os slogans criados por Florence incluem ainda frases como "protege a tua energia", "não aceites mais touros machistas" ou "olhar feminino". Apesar da força das mensagens, não se define como ativista, mas sim como artista e escritora. Esta última área tem ocupado os seus últimos tempos: está atualmente a escrever um livro que explora a forma como o olhar masculino tem moldado a visão da sociedade sobre a sexualidade feminina.
"Eu quero espalhar a minha mensagem através de vários meios, como a fala, a arte e a escrita — este livro vai-me permitir fazer isso mesmo", refere ao "The Independente".
Florence revela ao mesmo jornal que pode estar para breve a criação de uma coleção. A artista que adora moda diz que a melhor forma de adicionar as suas T-shirts num look é torná-lo dramático e arrojado. Pode passar, por exemplo, por combinar uma T-shirt com o slogan "acaba com ele", com umas calças à boca de sino e umas botas pontiagudas.
Outra alternativa pode ser juntar uma tote de Florence com umas calças de Ella Wiznia, criadora do The Series.
As calças unisexo com a frase "just dump him", ou seja, "apenas acaba com ele" (que usa o 'just' do slogan da Nike para fazer um trocadilho) também têm feito furor. "Uma das formas mais eficazes para romper com uma ideia aceite e esperada é através do humor", refere Ella à "Teen Vogue".
A autora da marca vintage com sede em Nova Iorque revela que cada peça demora entre seis a nova horas a elaborar. Espera, tal como Florence, que as peças possam inspirar alguém que as use ou veja.