
A moda não tem prazo de validade. As tendências vão e vêm, mas o estilo verdadeiro transcende idades e gerações. E se há alguém que incorpora essa filosofia, é Grece Ghanem. Aos 59 anos, a influenciadora desafia estereótipos e mostra que a elegância e a ousadia não têm idade certa – pelo menos, é isso que tenta mostrar no Instagram, onde se popularizou pelos looks mais ecléticos de sempre.
Nas redes sociais, onde partilha coordenados que misturam clássicos intemporais com peças trendy, está cada vez mais perto dos dois milhões de seguidores, que a aplaudem pelo seu estilo inspirador e energia contagiante. E quem diria que isto era o que o destino tinha reservado para a mulher, já que tudo começou por ser nada mais do que uma brincadeira.
Foi a filha, Cheyenne, que a incentivou a criar um perfil na rede social, já que a mãe passava horas a explorar inspirações de looks no Instagram. Durante as viagens juntas, tirar fotos dos outfits para mostrar aos amigos era um hábito. O passo seguinte foi natural: porque não partilhar esse estilo com o mundo? “Gostei sempre de básicos, cores fortes e padrões poderosos”, disse à "Vogue", em 2021.
O seu cabelo branco e o icónico bob curto tornaram-se imagem de marca, um manifesto contra o idadismo na moda. “Ainda sou curiosa e aventureira no que diz respeito às novas tendências, mas estou a construir uma base sólida”, continuou. E a sua mensagem vai além da estética: a idade não deve definir a forma como escolhemos vestir-nos.
Antes de se tornar um ícone do street style, trabalhava como técnica de laboratório num hospital no Líbano. Com o final da guerra civil, em 1990, mudou-se para Montreal, no Canadá, onde se reinventou como personal trainer. A paixão pela moda esteve sempre lá, mas só se tornou pública quando a filha criou a sua conta no Instagram.
O momento de viragem? A Semana da Moda de Nova Iorque. Foi quando Ari Seth Cohen, fundador da "Advanced Style", a fotografou num vestido cor-de-rosa. "Sinto que foi aí que as pessoas começaram a perceber que a idade não deve ser um fator determinante da forma como escolhemos vestir-nos", explicou. Desde então, tem trabalhado com marcas e fotógrafos de renome.
Assim, a sua ligação com a moda também passa pelo desejo de representar mulheres como ela. "Dói-me o coração – nós [mulheres mais velhas] ainda estamos aqui, ainda trabalhamos, ainda somos bonitas, ainda contribuímos para a sociedade. Quero mais representação para mulheres da minha idade”, afirma.
Mas qual é o segredo para se manter cheia de energia? A influenciadora começa todos os dias com um shot poderoso de vinagre de sidra, curcuma, óleo de coco, gengibre e pimenta, disse também à "Vogue", desta vez em 2024. A par disso, não bebe álcool, faz jejum intermitente à risca e treina religiosamente. Açúcar raramente entra na sua dieta, assim como laticínios, que são praticamente inexistentes.
Uma coisa é certa: está quase a chegar aos 60. Ainda assim, diz que não vai fazer nada de grandes festas. Para Grece Ghanem, "todos os dias devem parecer um aniversário" porque, no fim das contas, a idade é só um número. E a forma como se veste – para si e não para os outros, reforça – é uma das maiores provas disso.