Aos 52 anos, Gwyneth Paltrow continua a ser um dos nomes mais influentes do universo da moda e do lifestyle, com uma elegância que transcende décadas e tendências. É, além de atriz e empresária, um verdadeiro arquétipo de estilo, alguém que nunca precisou de fazer espalhafato intencionalmente, nem em Hollywood nem nas red carpets, para ser reconhecida como tal.

A verdade é que, desde os anos 90, a sua imagem serve de referência para designers, editores de moda e marcas pelo que veste, é certo, mas também pela forma como o faz, sempre com naturalidade, subtileza e uma confiança que parece inata. Não é de espantar, uma vez que, sendo filha da atriz Blythe Danner e do realizador Bruce Paltrow, cresceu no meio artístico de Los Angeles.

Jeans com dobras são a perdição de Gwyneth Paltrow e Reese Witherspoon. 8 modelos para aderir à tendência
Jeans com dobras são a perdição de Gwyneth Paltrow e Reese Witherspoon. 8 modelos para aderir à tendência
Ver artigo

Quando começou a dar nas vistas, ainda na década de 90, a artista apresentava já uma estética muito própria, que se regia pelo minimalismo e  cores neutras, e foi essa mesma sobriedade que lhe abriu as portas da moda. Aos 24 anos, foi uma das primeiras atrizes de cinema a ser protagonista da capa da "Vogue", quando foi descrita como sendo a "mulher mais sortuda do mundo" por namorar com Brad Pitt, diz o "Us Weekly".

Era uma altura em que a moda e o mundo da representação ainda não andavam de mãos dadas, mas o que é facto é que a atriz ajudou a mudar o paradigma. Isto aconteceu em 1996, quando usou um fato vermelho de veludo, com assinatura de Tom Ford para Gucci, nos VMA's. Ou seja, foi icónico porque foi das primeiras vezes em que uma atriz decidiu vestir peças de designer para uma cerimónia, numa época em que isso não era o expectável.

Desde então, o seu estilo tornou-se uma extensão da sua personalidade, sendo sofisticado mas nunca ostensivo, assim como moderno, mas sem cedências ao que está no topo das tendências. Aliás, Gwyneth Paltrow tem o dom de tornar o simples num statement, e de fazer com que um vestido liso ou um fato ganhem protagonismo apenas por terem sido usados por si, algo que a fundação da Goop, a sua marca, ajudou a cimentar.

O mais impressionante é que, mesmo com o passar dos anos, nunca se deixou engolir pelas tendências. Enquanto muitas celebridades reinventam constantemente a imagem para se manterem relevantes, Gwyneth Paltrow manteve-se fiel ao seu ADN. A pensar nisso, reunimos alguns dos nossos visuais favoritos que a artista vai publicando no Instagram, que pode ir usando como inspiração.

Espreite a fotogaleria