A par dos funnel-neck jackets, os bomber jackets continuam em altas e 2026 confirma aquilo que a moda já vinha a sussurrar: este clássico utilitário voltou para ficar. Prova disso são as versões da Zara que foram ficando virais nos últimos tempos. No entanto, é possível aderir à tendência de forma económica e sem ultrapassar em grande escala o orçamento.
Mas antes, um pouco de história. Os bomber jackets nasceram de uma necessidade e foram criados durante a I Guerra Mundial para proteger os pilotos do frio nas cabines abertas. Do campo de batalha passou para o grande ecrã e, graças a nomes como James Dean ou Tom Cruise, deixou de ser apenas funcional para se tornar um verdadeiro símbolo de estilo.
Inspire-se com alguns looks
Em pleno 2026, marcado pelo regresso da estética retro, pela valorização do vintage e por silhuetas mais descontraídas, o bomber assume um novo papel e promete substitui o blazer, acompanhando looks mais vanguardistas e provando que elegância e atitude podem, efetivamente, andar de mãos dadas. Mantém o corte amplo, os punhos e a bainha elásticos, mas surge agora em materiais e cores novas.
A pensar nisso, e porque não há nada melhor do que democratizar uma tendência, pode encontrar modelos facilmente em marcas de moda acessível como a Kiabi, conhecida precisamente por transformar qualquer peça numa escolha acessível. Das opções em polipele às de feltro, passando pelas cores pastel, a marca francesa tem uma panóplia de opções que não passam dos 35€.