Desde 2016 que o nome Cata Vassalo é algo incontornável no mundo dos acessórios para casamentos e joias. Das bandoletes aos toucados, sem esquecer os brincos de inspiração floral — tão característicos da marca — e as colaborações com influenciadoras como Alice Trewinnard (que esgotam num ápice), a marca portuguesa tem cada vez mais fãs, e estava na hora de fazer algo ao nível da sua popularidade.
E foi justamente isso que aconteceu na quinta-feira, 4 de maio, com a primeira festa Utopia. Cata Vassalo, juntamente com a sua equipa do atelier, desenhou e criou 35 looks integrais, desde roupa com jóias incrustadas, headpieces, pulseiras, anéis, gargantilhas, brincos XXL e até óculos de sol. Todas as peças — únicas — foram criadas especificamente para este evento, que culminou num desfile surpresa que juntou modelos profissionais a celebridades e influenciadores, muitas delas autênticas embaixadoras da marca.
Foi o caso de Alice Trewinnard, que desfilou, grávida, num look deslumbrante. A influenciadora portuguesa é um dos nomes mais ligados à marca de joias, tendo já desenhado várias coleções em parceria com Cata Vassalo, como é o caso da Mix & Match, lançada em fevereiro deste ano.
Na passarela, juntaram-se a Alice nomes como Bárbara Corby, Mafalda Sampaio, Carlota Sardinha, Yolanda Tati, Núria Serrote, Núria Madruga, Mikaela Lupu e Catarina Maia, para além de vários modelos profissionais da Central Models, e caras bem conhecidas como Luísa Beirão e Astrid Werdnig.
Espreite as imagens do desfile.
Ainda antes do desfile surpresa, os convidados puderam perceber um pouco mais da história da marca. Cada sala do Palácio de Xabregas, em Lisboa, onde decorreu o evento, mostrava uma fase da criação da Cata Vassalo, desde o início mais focado nas peças florais e girly essencialmente para noivas e convidadas de casamentos à evolução para os brincos, uma das peças mais icónicas da marca.
Foram também replicadas o número de bandoletes vendidas no primeiro mês da marca, e tudo culminou numa zona de experimentação, onde todos os convidados tiveram oportunidade de experimentar uma headpiece, como as coroas tão usadas pelas noivas, mas que a designer não quer que se limitem a estes eventos.
"Não é preciso ser noiva ou convidada num casamento para se usar uma headpiece. Podemos ser rainhas no nosso dia de anos ou apenas para ir beber um copo com os amigos", referiu Cata Vassalo, a fundadora da marca, em comunicado, acrescentando que a imaginação é o limite para a criação de uma peça.
"Fazemos tudo. Brincões únicos, tiaras, coroas, bandoletes, anéis, aplicações para roupa, aplicações para os braços e mãos", referiu a designer sobre as peças únicas, criadas por encomenda — fora das coleções, claro está.
Quanto às peças do desfile Utopia, estas podem ser a inspiração para algo que pode encomendar no atelier. No entanto, a marca adianta que algumas das peças exibidas no evento podem vir a ser comercializadas.