Quando se tem uma entrevista de emprego, os nervos de não se saber como vai correr e se se vai conseguir ser aceite no trabalho são suficientes. Pensar no que se deve dizer e no que não se deve dizer e ter a certeza que se tem a imagem certa para o emprego em questão são alguns dos fatores a ter em conta neste momento.

E a imagem é um dos fatores mais importantes. Dependendo do trabalho, pode mesmo ser a imagem a definir o destino da entrevista. Por isso mesmo, é preciso escolher o look tendo em conta alguns pontos essenciais.

Queremos destacar-nos, sem dar demasiado nas vistas. Ou seja, não devemos ir em modo árvore de Natal. Ser discreto é fulcral para que a concentração do empregador não se fixe apenas na roupa. O truque é apostar em algum pormenor diferenciador.

As cores não devem ser demasiado garridas. Bege, branco, cinzento, azul marinho, preto, cor de rosa velho, amarelo claro, azul celeste são cores discretas e ideais para um look mais elegante. Se gostar de cor, pode optar por um acessório mais colorido, para marcar a diferença. Sem que este seja demasiado excêntrico. Colares, brincos, pulseiras devem ser mais minimalistas.

Asos lança coleção inspirada no filme "O Rei Leão"
Asos lança coleção inspirada no filme "O Rei Leão"
Ver artigo

Minimalista também deve ser a roupa escolhida. Não que se tenha que optar pelo clássico blazer e calças ou saia. Pode-se usar um macacão ou um vestido e causar uma ótima primeira impressão. Até porque só tem 7 segundos para consegui-la. Ainda assim, e numa altura em que o fato completo é tendência, esta combinação não falha.

Se quiser um look de fato completo mais descontraído, pode juntar ao fato uns ténis e uma T-shirt. Para um ar mais formal, uma camisa e uns loafers são a solução perfeita. Os ténis, que à partida são um calçado obrigatório para uma entrevista de emprego, não são — desde que combinem com o resto do look e estejam imaculados.

É importante que o entrevistado conheça bem a empresa e os valores da mesma. E, dessa forma, até pode adaptar o seu look. Se for uma empresa de moda, pode arriscar-se mais. Se for um atelier de arquitetura, pode usar-se um acessório mais estilizado.

As unhas devem estar bem arranjadas e com cores discretas. O mesmo com as unhas dos pés, ainda que seja preferível usar sapatos fechados. A evitar estão os decotes muito acentuados e os saltos altos vertiginosos.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.