Em 2016, Cata Vassalo tornou-se um nome incontornável da joalharia portuguesa. Foi nesse ano que as suas peças começaram a ficar populares e, desde então, é difícil encontrar alguém que não reconheça os seus toucados, coroas, brincos ou anéis. E depois de um desfile de sucesso em 2023, esta quinta-feira, 16 de maio, foi dia de voltar a entrar dentro da Utopia da joalheira.
O Convento do Beato, em Lisboa, foi o local escolhido para receber este evento, no qual desfilaram 61 looks deslumbrantes (quase o dobro da edição passada), desenhados e criados por Catarina Vassalo, a fundadora, e o seu atelier. E houve espaço para tudo: de vestidos e conjuntos espampanantes com apliques de joias a toucados e coroas imponentes, passando por pulseiras, brincos e até óculos de sol.
Como sempre, as musas da marca não deixaram de a apoiar – e não só picaram o ponto na festa, como muitas delas estiveram em cima da passerelle. Estamos a falar de nomes que vão de Alice Trewinnard, que já colaborou inúmeras vezes com a etiqueta, a Mafalda Sampaio e Laura Figueiredo, que se fizeram acompanhar das filhas, a Luísa Beirão, Yolanda Tati, Pimpinha Jardim, Francisca Pereira ou Liliana Santos.
Veja as fotos.
E embora seja sempre uma surpresa ver que cartas (ou criações, no caso) a joalheira tem na manga para o ano que se segue, houve uma que se destacou. No final do desfile, já com luzes apagadas e depois de uma ronda de aplausos frenética, os ecrãs do Convento do Beato voltaram a acender-se para revelar que os bastidores de tudo aquilo que os convidados acabavam de experienciar vão dar origem a um documentário.
"WATCH ME". Foi assim que esta produção, em parceria com os Cinemas NOS, foi batizada, indo ao encontro do próprio mote da festa. E a escolha deste nome não é por acaso: por ter passado por um período em que o descrédito pela sua marca não se inseria "em lugar nenhum", Cata Vassalo quer mostrar que criou esse mesmo espaço para si, afirmando-se no seio da indústria.
Embora não tenha sido fácil, conseguiu sair vitoriosa desta batalha – e, agora, quer provar a todos o contrário. "É impossível? É too much? Nunca foi feito? Ninguém vai usar? Watch Me. É um convite para mostrar como somos e sermos vistos dessa maneira autêntica", confirma a marca, em comunicado.
O documentário vai ser apresentado no dia 19 de junho, estando em exibição nos cinemas do Centro Comercial Amoreiras, em Lisboa. Este vai levantar a ponta do véu em relação a toda a jornada de preparação do desfile, pelo que se podem esperar imagens exclusivas do processo que o antecedeu, como o casting e fittings, passando pelo backstage, além de entrevistas exclusivas com as musas da marca (e não só).
Quanto às peças do desfile Utopia, estas estarão à venda brevemente, com data ainda por confirmar, nos locais habituais – como o atelier de Cata Vassalo, por exemplo, onde também poderá personalizar algumas joias para que vão ao encontro daquilo que foi visto no evento.