
Já aqui lhe tínhamos dito que os chapéus pillbox são tendência. Trata-se de um modelo simples, redondo, sem abas e com um charme retro que grita sofisticação e que, apesar de ter tido imensa popularidade durante a década de 1960, fruto do facto de Jackie Kennedy ser uma fã acérrima do mesmo, está a voltar a bombar (e muito por causa de várias influenciadoras estarem a usar e abusar deste acessório).
E a verdade é que vários modelos que vemos a passar-nos no feed vêm de um sítio apenas: a Lemonade Collective. Fundada em 2021 por Sílvia Silva, designer gráfica de formação, a marca portuguesa tornou-se rapidamente um vício entre criadoras de conteúdo portuguesas, como Vicky Montanari e Mariana Machado, por exemplo.
Mas o apelo da marca vai muito além do circuito nacional. Nomes internacionais como a musa dinamarquesa Josefine Haaning Jensen, a brasileira Malu Borges ou a sul-africana e alemã Nara Smith também já usaram chapéus da insígnia, o que prova que o estilo made in Portugal se cose com linhas que não conhecem fronteiras.
Todos os chapéus da Lemonade Collective são feitos à mão, com produção limitada e foco na durabilidade. A ideia é mesmo resgatar o espírito de outras décadas, sobretudo dos anos 50 e 60, e adaptá-lo ao guarda-roupa atual. Isto, claro, com modelos como o pillbox, mas também com outras opções, que vão de bucket hats a chapéus de praia oversized, passando até por formatos cowboy e marinheiro.
A Lemonade Collective cria peças com identidade própria, que tanto podem ser o ponto de partida para um look mais arrojado como o detalhe final num conjunto elegante. E é exatamente por isso que as influencers (e não só) estão obcecadas: porque conseguem juntar nostalgia, atitude e consciência estética numa peça tão pequena como um chapéu.
A pensar nisso, e caso queira render-se a estes acessórios, reunimos algumas das opções que a marca tem para oferecer. Dos modelos mais consensuais, como os chapéus de praia, aos que ainda estão a ganhar terreno entre os comuns mortais, como os pillbox, espreite a seleção que fizemos para si.