Venham as plataformas e as solas XPTO que vierem, mas as tendências dizem-nos que os modelos que nos fazem ter os pés bem assentes na Terra são os prediletos dos fashionistas. Prova disso é que opções como os Samba ou os Handball Spezial, da Adidas, foram os protagonistas das últimas estações. Contudo, a New Balance tem um concorrente à altura (e até é mais barato).

Falamos do modelo 471, um dos vários que tivemos oportunidade de conhecer esta quinta-feira, 9 de outubro, no evento da marca. Ao olharmos para ele, não conseguimos deixar de pensar: será a próxima grande tendência? Afinal, reúne tudo aquilo que, nos últimos tempos, tem feito os amantes de calçado ficarem rendidos – um ar cool e vintage, que parece ter saído de um look dos anos 90, slim, elegante e fácil de combinar.

A cereja no topo do bolo é o facto de a marca ter percebido que não basta ser bonito, mas que tem de ser confortável (uma preocupação que tem sido bastante enfatizada por quem percebe do assunto). Isto porque tem uma entressola em EVA em forma de cunha, que garante aquele efeito caminhar nas nuvens, enquanto o padrão espinha de peixe nessa mesma zona lhe dá muita tração. É, por isso, a prova de que o estilo retro e a tecnologia moderna podem coexistir.

Estamos fãs da nova cor deste modelo icónico da New Balance, que pisca o olho aos anos 2000
Estamos fãs da nova cor deste modelo icónico da New Balance, que pisca o olho aos anos 2000
Ver artigo

Outro ponto a favor são as milhentas opções de styling que conseguimos imaginar ao pensar nestes ténis, visto que, conforme a paleta que escolher, têm o condão da neutralidade e versatilidade. Jeans e T-shirt branca? Funciona. Calças de alfaiataria e blazer oversized? Funciona ainda melhor. E, claro, para os mais atrevidos, é a base perfeita para coordenar com peças mais statement, porque um bom par de ténis sabe quando ser discreto e quando brilhar.

E porque vivemos numa altura em que todos os trocos que possamos juntar contam, não podíamos deixar de mencionar o preço. Este modelo da New Balance é mais simpático para o orçamento do que outros modelos que têm reinado ultimamente. Sim, já estão no campo dos três dígitos, sendo que se fixam nos 100€, mas, a comparar com outras opções do mercado, que ficam bem acima desse valor, é algo que não deve descurar.

Por isso, a pensar em todas as opções e combinações que pode fazer com este modelo, reunimos alguns dos nossos preferidos. Com diversas cores, das mais neutras, como castanhos e beges, às mais garridas, como verdes e rosas, ou texturas que se interligam num diálogo entre passado e futuro, que é o apanágio da marca, espreite as opções.

Clique na fotogaleria