“Gambito de Dama” estreou o mês passado na Netflix e é baseada no romance homónimo de Walter Tevis, de 1983. A série rapidamente se tornou um sucesso e é em grande parte graças ao escapismo indumentário que abraça a estética dos anos 50 e 60 - através de um visual retro e looks que homenageiam o estilo "Mod" da altura - e que são um deleite para o espetador.

O guarda roupa da personagem principal Beth Harmon (interpretada por Anya Taylor-Joy), um prodígio do xadrez que desenvolve um vício em álcool e calmantes, tem uma ascensão de estilo à medida que os episódios se vão desenrolando. O auge é atingido quando Beth constrói uma identidade para si mesma como uma campeã de xadrez glamorosa e refinada.

Xadrez
THE QUEEN'S GAMBIT (L to R) ANYA TAYLOR as BETH HARMON in THE QUEEN'S GAMBIT. Cr. CHARLIE GRAY/NETFLIX © 2020 créditos: @the.queensgambitnetflix

Nessa altura, o guarda roupa abraça os anos 60, com camisolas de gola alta, lenços e camisas de seda e, principalmente,  com vestidos elegantes e chiques (uns de colarinho, outros com corte simples e retos) que são usados durante as competições de xadrez. O visual tem o objetivo de evocar a confiança recém-adquirida de Harmon, à medida que ganha reconhecimento internacional e é um contraste evidente numa indústria dominada por homens.

De "The Crown" a "Dexter", 12 novidades da Netflix e HBO para novembro
De "The Crown" a "Dexter", 12 novidades da Netflix e HBO para novembro
Ver artigo

No final da série Beth usa um visual mais casual, com camisolas em tons neutros combinadas com calças simples. Um visual a realçar é o conjunto todo branco (casaco, calças e chapéu), no qual Beth parece indiscutivelmente ter-se tornado na rainha do tabuleiro de xadrez.

Look branco
créditos: @the.queensgambitnetflix

A figurinista da série é a conceituada Gabriele Binder, cujos créditos também incluem “Na Terra de Sangue e Mel” (2011), de Angelina Jolie e “Nunca deixes de olhar” (2018), um filme alemão que foi indicado ao Óscar. 

Veja abaixo 15 peças inspiradas nos looks da série “Gambito de Dama” e traga um toque de anos 50/60 para o seu guarda roupa.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.