Já é muito comum existirem lojas de roupa em segunda mão espalhadas pelo País, mas já não se vê tanto uma presença no online desse tipo de estabelecimentos. A deslocação até certo ponto para se fazer compras mais sustentáveis pode ser difícil, mas a marca Play Up arranjou a solução certa: já é possível comprar as suas peças reutilizadas online.
O segmento “Recircle | 2nd Hand” da loja online da marca abriu esta sexta-feira, 24 de novembro, e pretende convidar a comunidade a colocar a suas roupas a circular durante mais tempo, dando-lhes novas vidas e reforçando o compromisso com a redução do desperdício. Apesar de não ser uma proposta inovadora, sendo que já existem algumas (mas poucas) plataformas que vendem peças em segunda mão através da internet, o propósito da marca Play Up é colocar as suas próprias roupas à venda.
Ou seja, as peças devolvidas pelos clientes da Play Up entrarão num novo ciclo através da venda em segunda mão na secção do site intitulada “Recircle | 2nd Hand”. Apesar de ser uma compra em segunda mão e com um preço mais baixo, a marca pretende assegurar que a experiência de compra é muito semelhante à de uma peça em primeira mão, submetendo todos os artigos a um processo rigoroso de triagem, lavagem, reparação, etiquetagem e empacotamento.
"Ficamos muito satisfeitos com a qualidade das peças que nos têm chegado, por vezes nem conseguimos identificar se são peças usadas ou novas, o que nos dá garantias de que fizemos uma boa seleção das matérias-primas usadas", partilhou Susana Correia, diretora criativa da Play Up, em comunicado.
Todo este processo é possível porque as peças Play Up são desenvolvidas a pensar na sua longevidade. Semelhante a este projeto, a marca também já tinha desenvolvido outra maneira de criar mais sustentabilidade. Desde o ano passado que existe o projeto Take Back, onde o consumidor pode devolver as peças quando estas deixarem de servir, facilitando o circuito de receção de roupas usadas.
Criada em 2004, a Play Up é uma marca de moda para bebés, crianças e mulheres, com coleções intemporais e minimalistas, tendo um forte compromisso com a natureza. A marca pretende inspirar para um estilo de vida mais alinhado com o ambiente que nos rodeia, e está disponível em Portugal em mais de 40 pontos de venda, de norte a sul do País, e noutros 900 internacionalmente.