Se passou à frente da Zara da Rua de Santa Catarina, no Porto, nos últimos meses e lamentou encontrar as portas fechadas, há razões para sorrir: para além de poder voltar a visitar a loja a partir desta quinta-feira, 8 de setembro, dia em que reabre ao público, prepare-se para encontrar um mundo novo.

Olá, anos 2000: minissaias e sabrinas estão de volta (e a Zara foi buscar inspiração à Miu Miu)
Olá, anos 2000: minissaias e sabrinas estão de volta (e a Zara foi buscar inspiração à Miu Miu)
Ver artigo

O renovado espaço do grupo Inditex está cheio de novidades. Para além de uma extensa renovação, a loja aumentou (e muito) de tamanho, passando a ter cerca de quatro mil metros quadrados, tendo assim passagem direta para a lista dos maiores espaços da marca em Portugal.

Mas há muito para além de tamanho. A renovada Zara do Porto — que foi a primeira a abrir em Portugal, em 1988 — tem novos corners, sendo a primeira do País a receber um espaço dedicado a lingerie. Sapatos? Também há uma área totalmente dedicada ao calçado, com acompanhamento personalizado e coleções cápsula.

Da tecnologia à sustentabilidade, fomos espreitar tudo e contamos-lhe as principais novidades.

Lingerie da Zara? Aqui está

A loja de Santa Catarina recebe o primeiro corner físico dedicado a lingerie em Portugal, e o terceiro a nível mundial (o mesmo conceito só existe no Qatar e em Espanha, numa das lojas de Madrid).

Zara
créditos: MAGG

Aqui vai encontrar peças limitadas, numa área que tem também um provador exclusivo e serviço personalizado, com um funcionário da loja sempre dedicado a esta secção.

Apesar de fazerem parte da linha de lingerie, as peças podem ser também usadas no dia a dia — ou não fossem autênticos tesouros que queremos usar e abusar.

Tecnologia por todo o lado e uma forma bem simples de levantar encomendas

Aqui a tecnologia está presente para melhorar e facilitar a sua experiência em loja. Existem diversos pontos com QR Codes espalhados pelo espaço para que facilmente tenha acesso aos vários serviços disponíveis e a um mapa da loja — e não precisa de ter instalada a app da Zara para ter acesso a esta funcionalidade.

Os provadores passam a ser automáticos, e com o registo de apenas uma peça, acende-se uma luz no espaço exterior do provador a que nos devemos dirigir. Melhor parte? Não há limite de peças para experimentar.

Pode encontrar também um silo para levantar encomendas automaticamente, bastando digitalizar o QR Code da encomenda ou indicando o código na máquina — um conceito apenas existente na loja do Norteshopping —, para além de caixas de pagamento automático. Sim, já estamos a pensar no jeito que isto vai dar nos saldos.

Não é uma sapataria de designer, mas quase. Estamos loucos com o corner de calçado

Zara
créditos: MAGG

Para além da lingerie, a Zara de Santa Catarina recebe também a primeira área dedicada a calçado no País. Nesta zona pode encontrar várias coleções cápsula, locais para experimentar os sapatos à vontade e um funcionário inteiramente dedicado a esta secção. E vai precisar mesmo de ajuda, dado que apenas um sapato de cada par está exposto — o segundo, só aparece mediante pedido, que vem de um armazém também exclusivo do corner de calçado.

Não há duas sem três. Descubra o Athleticz

Zara
créditos: MAGG

Na secção de homem, a loja recebe o corner Athleticz, uma área dedicada a roupa de desporto, fitness e athleisure. Para já, apenas existe no departamento masculino, não existindo previsão para o mesmo corner na secção de mulher.

Conceito White Box

Toda a loja é bastante iluminada, e tal não é por acaso. Tal como nos foi explicado na visita de imprensa ao espaço, o objetivo deste conceito é dar destaque às peças, ao produto e à arquitectura.

Embora não exista uma previsão, o objetivo do grupo Inditex é expandir este conceito a mais lojas em Portugal, sempre adaptado ao meio e área disponível.

De mãos dadas com a sustentabilidade

Para além de este novo modelo de loja consumir menos 20% de energia e menos 40% de água que uma loja tradicional, em Santa Catarina pode encontrar uma zona onde depositar as caixas das suas encomendas, bem como uma segunda caixa onde pode colocar roupas para doar, numa parceria com a Cruz Vermelha.

Num serviço exclusivo do Grande Porto, pode também escolher se quer receber a sua encomenda online numa caixa reciclada (limitada ao stock existente), um conceito que o grupo Inditex quer estender ao resto do País.

A renovada Zara do Porto fica na Rua de Santa Catarina 160-168, e está aberta diariamente entre as 10h e as 20h.