Sair de casa com máscara é tão obrigatório quanto levar as chaves e ainda que no início e, no desespero, só quiséssemos ter uma máscara (nem que fosse cirúrgica), entretanto fomos adicionando à gaveta uma multiplicidade de padrões e cores para combinar com os looks do dia a dia. Como em tudo, também as máscaras foram levadas ao extremo da criatividade e uma marca israelita de jóias de luxo decidiu aplicar as suas matérias primas num máscara de proteção à COVID-19.
Falamos da marca Yvel, que juntou 18 quilates em ouro branco e 3600 diamantes em branco e preto. Sim, continuamos a falar de uma máscara e não de uma jóia, sinal disso é o filtro N99 — um dos mais eficazes na proteção de vírus. A máscara foi feita a pedido por um empresário chinês que reside nos Estados Unidos, conforme revelou o designer Isaac Levy, dono da marca de luxo de Jerusalém, Israel, ao jornal americano "The Oregonian".
Apesar de poder ser algo fútil, a verdade é que Isaac destaca os pontos mais importantes deste projeto. O cliente "deve ficar feliz", diz, por chamar à atenção e o próprio dono da marca fica aliviado: "Estou contente pelo facto de esta máscara nos ter dado trabalho suficiente para manter os empregos dos nossos funcionários em tempos tão desafiantes como os que estamos a passar agora”, disse o designer.
A máscara, que começou a ser desenvolvida no início de agosto, foi partilhada através de várias fotografias no Twitter. A descrição dava conta do valor impressionante da máscara de luxo: 1.5 milhões de dólares, o equivalente a 1,26 milhões de euros.
Não há até agora nenhuma máscara que ultrapasse este valor, mas o luxo transpõe-se a outras marcas reconhecidas mundialmente. É o caso da Versace, Dolce & Gabbana, ou até mesmo da Supreme que tem uma das mais caras — custa 450$ (cerca de 380€). Veja as máscaras de luxo.