Já em fevereiro deste ano se começaram a adivinhar os primeiros sinais de que as capas (que são peças meio casaco, meio poncho, vá) estão de volta. Esta foi uma tendência que começou a dar pano para mangas em 2024, quando Kendall Jenner foi vista com uma peça do género, em pele. E o que é facto é que, nos próximos meses, deverão estar em todo o lado.
Prova disso são os desfiles das últimas Semanas da Moda, em que as capas reapareceram em força, mas reimaginadas, segundo a "Elle". Isto é, ora são estruturadas, em lã, com golas altas e recortes arquitetónicos, ou em malhas pesadas que quase funcionam como autênticos cobertores de luxo. Basta olharmos para marcas como Max Mara, Chloé ou Altuzarra.
As peças vão ganhar, no entanto, uma vibe mais contemporânea, contando com cintos marcados, tecidos técnicos, versões cropped e até modelos com cachecóis embutidos. O truque está no styling e, trocando por miúdos, em jogar com proporções (uma capa oversized sobre uma base justa, por exemplo), escolher acessórios minimalistas e deixar que o casaco fale por si.
Inspire-se nestes looks
Mas se estamos a falar de regressos, afinal quando é que as capas surgiram e se popularizaram? Bem, muito resumidamente, remontam à Europa medieval e, ao longo dos anos, foram sempre vistas como símbolo de estatuto, tendo sido usadas por clérigos e pela realeza. Mas também foram sinónimo de proteção, uma vez que chegaram a ser úteis para as forças armadas, segundo a "Town & Country".
Entre 1920 e 1960, as capas continuaram a fazer furor entre a nata da sociedade. Aliás, foi no decorrer dessas décadas que designers de renome, como Jeanne Lanvin, Cristóbal Balenciaga e Christian Dior, contribuíram para adensar a popularidade desta peça, que viria a decrescer exponencialmente nos anos seguintes, até regressar em força em meados da década de 2000 e, claro, atualmente.
Por isso, caso seja fã e esteja a considerar dar-lhes uma oportunidade, fomos à procura de opções para que possa render-se à tendência. Já para não dizer que, além de darem uma pitada de arrojo ao look, as capas também se afiguram como autênticas armaduras contra o frio.